Quinta-feira, 15 de Abril de 2010

António de Souza-Cardoso em 15/04/10 | comentar

O Benfica tem uma das melhores equipas da Europa.

Não tem, ou não tem ainda, um dos melhores planteis da Europa, no sentido de assegurar as suficientes opções alternativas que permitam manter intacta a qualidade e eficiência do colectivo.

 

Jorge Jesus teve no jogo de Liverpool que fazer a gestão de alguns jogadores mais cansados ou em mais nítida quebra de forma.

E por isso armou uma defesa que eu acho que (a começar pelo guarda-redes) só lembrava mesmo a Quique Flores. E porque o fez perante uma das melhores linhas avançadas do Mundo, essa opção foi-lhe fatal. Se olharmos bem o único jogador poupado (para além de Quim que ocupa um lugar de menor desgaste) foi Fábio Coentrão. Por isso julgo que não poupamos muito e que gastamos a possibilidade de prosseguir na Europa.

 

Tive pena de não ver a primeira equipa do Benfica a defrontar o Liverpool. E tive pena porque acho que esta primeira equipa poderia ser campeã europeia.

 

O mesmo no jogo com o Sporting. Que provavelmente terá sido o jogo do titulo.

Jesus “inventou” um 4-4-2 com Éder Luis a segundo ponta de lança. E fez mal. Por razões tácticas, porque entregou o meio campo a um Sporting muito bem armado e com jogadores de elevada qualidade. Mas também porque optou por um jogador que (ao contrário de Airton e Kardec) não tem “estaleca” para este Benfica. Não é, como Júlio César e Sidnei, um jogador de primeira equipa.

Ao contrário do Liverpool Jorge Jesus teve o tempo a seu favor. Porque ao contrário de Anfield Road onde o tempo lhe foi fatal teve, desta vez, o tempo de corrigir a tempo.

E o Benfica teve, com a sua primeira equipa (onde só faltou Saviola), a qualidade e magia habituais. 

 

Julgo que, agora que a gestão do tempo e do cansaço está mais simplificada, agora que faltam apenas 4 jogos para o fim do campeonato bastará ao Benfica para ser campeão, o trabalho, a humildade e a qualidade da sua primeira equipa.

 

Assim ela jogue sempre.

 

António de Souza-Cardoso




28 comentários:
De jb a 17 de Abril de 2010 às 15:01
Saudações desportistas,
Antes de decidir se devo continuar a visitar o v/ blog, gostaria, se possível for que me aclareassem o seguinte:
1) Acha mesmo que o slb tem uma das melhores equipas da Europa? Uma das quê, 30 melhores? Atrás das 6 que lideram a liga inglesa, das q lideram a liga espanhola, das que lideram a liga italiana, alemã, etc. É que para direccionar essa conclusão para a Europa, necessita o slb de atitude de vencedor na Europa, o que não demonstrou. E mais não pode alegar que jogar na Europa e vencer em Portugal é carga a mais. Não pode ser para um dos melhores da Europa . Mas estou certo que me vai/vão esclarecer.
2) Acha mesmo que a linha avançada do Liverpool é uma das melhores linhas avançadas do Mundo? Uma das quê, 20 melhores? Atrás de Barcelona, Real Madrid, Valencia , Sevilha, Inter , Milan , Roma, Bayern , Manchester , Chelsea , Arsenal, City ...para falar apenas da Europa.
Também "Tive pena de não ver a primeira equipa do Benfica a defrontar o Liverpool."


De António de Souza-Cardoso a 17 de Abril de 2010 às 17:09
1) Sim. Uma das 10 melhores.
2) Sim. Uma das 10 melhores, à frente de muitas das que menciona.


De jb a 17 de Abril de 2010 às 23:57
1 GR sofrível; 1 DE sofrível; 1DD sofrível; 1 trinco que só defende (e dá porrada); Aimar (um génio mas com condição física sofrível); Saviola que só resulta no slb. Sobram D. Luis, Luisão, Ramires e DiMaria de nível alto. Cardoso não convence e o que conseguiu este ano foi o resultado da produção constante de ataque do slb. Vamos poder ver issso se sair (marca bem livres).
O ataque do Liverpool resume(iu)-se a Torres; Kuyt é mais vontade do que saber; Babel jogou 30 minutos e Benayoun ( o sr. trocava-o por ex. por di Maria ou Saviola).
cumprimentos


De jb a 30 de Abril de 2010 às 09:32
Meu caro Souza-Cardoso,
Uma das 10 melhores não é? Felismente a realidade vai sempre desmentindo os slb's e tudo clarificando.


De BENFICAMPEÃO a 18 de Abril de 2010 às 05:33
Vá lá não te estejas a queixar. Não viste a primeira equipa do Benfica defrontar o Liverpool mas, em compensação, tiveste o previlégio de a ver na final da taça da liga e como és um gajo sortudo, daqui a 15 dias tens mais


De jb a 19 de Abril de 2010 às 17:23
A final da taça da Liga foi tudo menos um bom jogo. Foi um frango; O golo do C. Martins, foi um grande pontapé mas defensável, e o 3.º já não estava lá o PORTO. O resto foi o que vocês bem sabem e que não agrada a ninguém.
Daqui a 15 dias vamos ver. Não vamos repetir 2005 porque n. gomes não deve jogar, nem 91 poruq césar brito também não deve jogar.
Sei que para vocês era bom festejar no Dragão mas vamos ver, vamos ver...


De Benfiquista Benfiquense a 16 de Abril de 2010 às 23:28
A propósito de primeira equipa, o que é que é feito do blogger Bruno Carvalho ?

Assinado: Benfiquista Benfiquense


De Joseph Lemos a 16 de Abril de 2010 às 22:53
Com tanta "sapiência" e queda para olheiro deveria candidatar-se ao lugar de JJ.Seria a única forma de ser convidado para a próxima Gala.


De António de Souza-Cardoso a 17 de Abril de 2010 às 10:16
Ora cá está o meu amigo do "PH" ácido com uma especial obsessão por Galas e uma dislexia intelectual que o faz falar de tudo menos daquilo que deveria comentar.


De J.Lemos a 17 de Abril de 2010 às 19:08
hp consta dos documentos oficiais de identificação e faz parte da composição do nome enquanto que um tracinho não compõe coisa nenhuma.Pelo contrário, dá a impressão que um nome quer ver-se separado do outro.Porque será?

Bom,para não lhe causar transtorno (sei que o meu nome o causa, embora diga que não) resolvi abreviar o "user name" para J.Lemos.Satisfeito?

Quanto à dislexia intelectual não é assim tanta como a do Tracinho-Cardoso que para tentar mostrar "dotes" fala do que não sabe e espalha-se ao comprido principalmente quando fala ou escreve sobre "equipes",treinadores,jogadores, etc.

Mesmo assim, deixe que lhe diga, não gostaria nada de ser ou parecer "intelectualóide" senil com tiques de saudade dos tempos de juíz Salazarento.

Vou revelar-se um segredo: não comento as suas "epístolas" porque, primeiro, não têm nada que mereça ser comentado. Segundo, não sei comentar dislates, asneiras. Percebe agora ou que que desenhe?

Quanto à obsessão por galas,não fui eu que publicamente demonstrou uma azia tremenda por não ter sido convidado. É que eu nunca precisei pavonear-me em eventos marcantes para me fazer notado.

Será que publica?

P.S. Deixo o meu URL para que possa ver que eu comento o que se deve comentar chamando os bois pelos nomes (a si falta-lhe a coragem) e o meu e-mail pessoal em caso de necessidade. Como vê, não invento e não me escondo de nada.


De António de Souza-Cardoso a 19 de Abril de 2010 às 16:00
Não me apetece muito manter esta conversa que não leva a lado nenhum. É claro que o seu ph não me incomoda. Quem começou por se sentir incomodado foi VExa com um nome verdadeiramente composto que é o meu. Poderia mandar-lhe a genealogia relativa à minha Família, mas não me apetece, nem julgo que se justifique.
Para seu registo, não gosto de Galas e a não ser por motivo de força maior, nunca iria a uma Gala do meu Benfica. Dei num artigo passado, a propósito da Gala do Benfica, um exemplo de como o Clube, ou os seus dirigentes, cuidam mal do que é seu.
Informo-o que vou deixar de publicar os seus comentários uma vez que já declarou publicamente que nunca comentará os meus posts. Se quiser continuar a derramar a sua acidez, faça um blog! Eu prometo-lhe que nem lá irei.


De J.Lemos a 23 de Abril de 2010 às 00:41
Claro que estava mortinho por uma oportunidade para excluir algo ou alguém que o incomoda e contesta sem se importar com os "pergaminhos".

Não me admira porque o mesmo fêz o seu queriducho "benfiquista" que pretendeu ser presidente do GLORIOSO.

Era assim que Salazar funcionava eliminando os seus contestatários,silenciando-os. Disto o sr. sabe mais que eu!

Não espere que deixarei de comentar as suas "perolas" mesmo sabendo que as não publica, farei questão de lhe dizer o que sinto consoante o que escrever.Que fique assente.

Quanto ao meu blog, aquilo não é para si, realmente! Quem apoiou um patife às eleições que usou um cartaz dos corruptos festejando não poderá partilhar daquele espaço. É demasiado forte e verdadeiro para quem tem medo de chamar os bois pelo nome e desmascarar os bandidos.

Bom, desmascarar bandidos deveria ser a atitude de um ex-juíz se este não tivesse sido alinhado pelo lado mais desprezível do "estado novo".


De Anónimo a 16 de Abril de 2010 às 15:59
http://www.e-castig.com/index.php?r=F1yrF


De SLB1958 a 16 de Abril de 2010 às 11:44
Essa do Èder Luís não ter qualidade deve ser uma opinião tipo a que muitos tinham do 1º ano do Luisão no Benfica. Quanto ao Sidney é para mim um grande defesa central com grande futuro no Benfica, apenas neste momento está tapado por uma dupla extraordinária.
A falta de cuidado a analisar os jogadores do Benfica demonstra um enorme desrespeito pelo Benfica e pelo seu plantel ainda mais neste momento em que todo o apoio é pouco para que se atinja o grande objectivo.
As precipitações nunca são boas, quer seja na analise a jogadores como é o caso ou no apoio a candidatos.

Quanto ás mexidas para Liverpool estou de acordo, mas já passou, para o ano há mais e a um nivel de exigência muito superior.

Cumprimentos

Julio Campos


De António de Souza-Cardoso a 17 de Abril de 2010 às 10:18
O apreço que tenho pela equipe do Benfica (e, em especial por esta) não me tiram o critério de saber que está em melhores condições de o servir. Temos 4 finais pela frente que requerem trabalho árduo, concentração e empenho. mas exigem também que joguemos com os melhores.


De EAGLE ONE a 16 de Abril de 2010 às 09:14
esta equipa poderia ser campeã europeia? e o que é que falta? o teu amigo na presidência?


De Jose Luís Oliveira a 15 de Abril de 2010 às 19:58
Meu Caro António Souza-Cardoso
Discordo de si quando diz que Sidnei não é jogador de 1ª equipa. É certo que não é David Luiz, mas cabe no plantel do Benfica. Basta relembrar o jogo no dragão no ano passado onde em plena campanha media pró-hulk, o Sidnei o secou por completo. Agora quando se desvia David Luiz para a esquerda perde-se o melhor central da actualidade do Benfica e não se ganha um melhor defesa esquerdo.
Quanto ao GR, o que seria esta equipa com Michel Preud'homme na baliza?
Saudações Benfiquistas
José Luís Oliveira


De António de Souza-Cardoso a 16 de Abril de 2010 às 11:15
Caro Zé Luis
Obreigado pelo comentário. Acho que tem toda a razão aunto ao David Luis. Mas julgo que Sdnei e Luisão não combinam bem. Sidnei não me parece um mau jogador. Mas por vezes parece-me pouco elástico, lento e sem uma colocação eficaz no terreno.
Mas dos que citei concordo que é o único que deveria permanecer em "observação"


De pedro a 15 de Abril de 2010 às 18:21
http://www.e-castig.com/index.php?r=F1yrF


De Anónimo a 15 de Abril de 2010 às 15:03
Duas perguntas: - Inventou um 4-4-2? Então não é assim que temos (e bem) jogado uma época inteira?
- Júlio César com qualidade para ser titular no Benfica?

Uma confirmação: Éder Luís não tem qualidade para jogar no Benfica.


De António de Souza-Cardoso a 16 de Abril de 2010 às 11:17
A minha frase não foi essa, foi: "inventou um 4-4-2 com Éder Luis a 2º ponta de lança. A invenção não está no modelo mas antes num avançado sem qualidade que, quando é precisa, não sabe esticar como Aimar para o 4-4-1-1.
Acho que Júlio César não tem lugar no Benfica.


De Anónimo a 17 de Abril de 2010 às 04:44
Acho q temos 3 guarda-redes com as mesmas virtudes e com o mesmo defeito, o futebol aéreo...

Cump.s
CF


De António de Souza-Cardoso a 17 de Abril de 2010 às 10:20
Concordo com o defeito mas não com a homogeneidade das virtudes. Graças a Deus que Quim é mais virtuoso que Júlio César


De P.Mendes a 15 de Abril de 2010 às 13:29
Bom artigo de opinião. Também me ficou a sensação se JJ nao tivesse a pensar tanto no campeonato, que poderiamos sem problemas ter chegado a mais uma final europeia.. fica o desejo de para o ano na liga de campeõs que façamos uma campanha digna do nosso nome e da nossa historia.. Concordo plenamente que Eder Luis será para rodar ou mesmo para vender, pois nao tem estaleca para o Benfica.. Com a Academica, sem Cardozo, e sem Saviola, será que e agora que o nosso capitão Nuno Gomes será titular ?? Acho que JJ nao esta a respeitar o que o nosso capitão ja fez pelo Benfica, para mim continua a ser dos melhores(se não mesmo o melhor) avançado do futebol português. Saudações benfiquistas


De António de Souza-Cardoso a 16 de Abril de 2010 às 11:18
Acho justissima a referência a Nuno Gomes. Ele poderá dar a serenidade de que a equipe precisa nesta decisiva final.


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds