Quarta-feira, 14 de Abril de 2010

José Esteves de Aguiar em 14/04/10 | comentar

 

O Benfica deu mais um passo importante na sua caminhada rumo ao título de campeão nacional 2009/2010.

 

A vitória sobre o Sporting não foi nada fácil, até porque os nossos adversários entraram no jogo de uma forma desinibida, contrastando com alguma ansiedade visível nos nossos jogadores.

 

Para além da ansiedade de quem já “cheira” o título, é notório o mau momento de forma de alguns dos jogadores do Benfica.

 

Neste ponto, parece-me ser de salientar – pela negativa – Javi Garcia e Ramires. Não questionando, de forma alguma, o profissionalismo destes jogadores, constata-se mesmo assim que não conseguem apresentar em campo a qualidade de que já anteriormente deram provas.

 

Perdem mais bolas do que ganham, deixam-se antecipar pelos adversários e fazem faltas escusadas.

 

Pareceu-me que, durante a maior parte dos primeiros 45 minutos, o Sporting conseguiu ser “mais equipa” e controlar melhor o meio-campo, aproveitando o nervosismo de alguns dos nossos jogadores que, inclusive, discutiram uns com os outros por mais do que uma vez.

 

No meio do desacerto generalizado por parte dos nossos jogadores, Éder Luís salienta-se por ter sido, até agora, a menos conseguida das contratações de Inverno.

 

Durante o intervalo, no balneário, Jorge Jesus deve ter “dado na cabeça” dos nossos jogadores, tal a transformação que apresentaram da primeira para a segunda parte o jogo.

 

A substituição de Éder Luís por Aimar não explica por si só uma transformação tão radical - a equipa surgiu confiante, dominadora, com capacidade para ligar as jogadas e para empurrar o Sporting para o seu meio-campo, fazendo circular a bola em carrossel e criando sucessivas avalanches de futebol ofensivo.

 

Os defesas laterais foram muito atacantes, destacando-se mesmo mais do que os extremos que tinham à sua frente e ficando, aliás, ambos ligados ao primeiro golo do Benfica.

 

Quanto a este golo, parece-me justo salientar o espírito de sacrifício de Cardozo que, apesar de lesionado, se manteve em campo durante o tempo necessário para deixar a sua marca neste jogo.

 

A clarividência com que Aimar entrou no jogo pareceu contagiar os seus colegas de equipa, os quais se desinibiram mais, contribuindo de forma decisiva para uma vitória inteiramente justa, perante um adversário valoroso, mas que foi incapaz de resistir ao aumento de intensidade competitiva colocado em campo na segunda parte, pelos jogadores futuros campeões de Portugal.

 

 




17 comentários:
De Hugo a 15 de Abril de 2010 às 21:19
Vamos ser campeões!!!Acredito que após a vitória frente à lagartada, nada nos deverá parar.

Se for antes da visita ao dragão, melhor!Iremos encher aquela sanita arejada de benfiquistas, sequiosos de limpar o sebo a Burro Alves e Ca...

Se for lá, bom será. Porque não tenha dúvidas. A vontade deles em nos ganhar, por muita que seja, não é maior que a dos nossos jogadores em ser campeões...

E, de qualquer forma, é preciso é sermos campeões.

Eu sou de Lisboa, mas para o amigo JEA e outros benfiquistas do Norte, poder ter a Avenida dos Aliados repleta de benfiquistas a festejar com a sua equipa seria "ouro sobre vermelho" certo?!?Não tenha dúvidas que eu vou lá estar...

É que o Porto tem mais encanto...vestido de vermelho e branco...

Saudações benfiquistas
http://epluribusunum1904-2008.blogspot.com


De Gongas a 15 de Abril de 2010 às 13:00
Boa tarde,

é realmente notório, a desgaste de algumas das pedras nucleares do nosso Benfica, mas parece-me normal depois de uma longa época! Gostaria apenas de salientar que o Nuno Gomes poderia jogar mais uns minutos e o Excelente empenho do Ruben Amorim!

Saudações Benfiquistas


De José Esteves de Aguiar a 15 de Abril de 2010 às 13:15
Caro Gongas: concordo totalmente consigo - tanto o Nuno Gomes como o Ruben Amorim deveriam ter mais oportunidades para jogar, porque a "alma" com que jogam poderá superar eventuais debilidades.
Um abraço.


De SOU DO BENFICA E ISSO ME ENVAIDECE a 15 de Abril de 2010 às 06:52
E era tão lindo se conseguisse-mos comemorar o título no campo do clube do Porto oriental...
CARREGA BENFICA!


De José Esteves de Aguiar a 15 de Abril de 2010 às 11:26
Se ganharmos os dois próximos jogos - como é nossa obrigação - e o Braga empatar um jogo, já iremos ao dragão como campeões!
Assim, a festa ainda seria maior, porque estou convencido de que grande parte dos portistas não quereria estar presente - para não assistirem à nossa festa no estádio deles - e poderíamos ter a maior assistência de benfiquistas de sempre naquele estádio!
Se ganharmos os dois jogos até lá e o Braga também ganhar, então poderemos contar com uma presença maciça e fortemente pressionante de portistas, para tentarem ganhar o jogo e levar a decisão do campeonato para a última jornada (o que não nos seria nada favorável, atendendo à ansiedade que se criaria em jogadores e adeptos Benfiquistas).
CARREGA BENFICA!!!


De OBSRERVADOR ATENTO a 14 de Abril de 2010 às 20:02
Caro José,

Muito bem. Penso que está tudo encaminhado para a mudança de ciclo e para que tudo regresse ao normal, ou seja, o Benfica a ganhar mais que os outros. Mas para que isto aconteça ainda é preciso lutar contra um sistema representado por quem luta, desesperadamente, para sobreviver. Fernando Gomes na LIGA preocupa-me, e mais ainda se tiver o apoio do Benfica. Alguém acredita que este senhor se candidata, de forma espontânea, para "salvar o futebol português". Tenho o maior apreço pelo nosso presidente, mas reconheço que nesta área lhe falta competência. Alguém está a imaginar o Real Madrid apoiar um candidato à LIGA espanhola, que é vice-presidente do Barcelona. Eu acho que o Benfica deve estar preparado para apoiar um candidato à FPF , uma vez que na LIGA ganham as alianças e o Madaíl não se mete em aventuras. A manter-se o statu quo, ou seja o regresso do velho sistema deveremos estar prontos para o direito à indignação, ou mesmo para a revolução. No meu ponto de vista apoiar F Gomes será um erro que nos deixa dentro de um sistema, ou seja pode ser uma verdadeira armadilha.
Saudações benfiquistas


De José Esteves de Aguiar a 14 de Abril de 2010 às 23:09
Caro Observador Atento: obrigado pela sua colaboração. Estou totalmente de acordo consigo quanto ao eventual apoio do Benfica ao Fernando Gomes. Há duas semanas escrevi neste blog sobre o perigo que está subjacente à golpada FCP/Pinto da Costa/Fernando Gomes.
Vamos ter que ser todos - pelo menos para já - Observadores Atentos!


De P.Mendes a 14 de Abril de 2010 às 13:54
Foi realmente uma vitoria indescutivel, e merecida por parte dos nosso Benfica. E verdade que alguns jogadores entraram menos bem(os jogos começam a pessar nas pernas), mas a sua entrega e profissionalismo foram decisivos para os 3 pontos conquistados, que nos perimite ja começar a ecomendar as faixas de campeão.. De realçar a atitude do Luisão, grande capitão, mesmo lesionado la estava, e de Cardozo, mesmo debelitado marca.... De lamentar a atitude dos responsaveis do Scp.. Mais propriamente de Costinha,...assim tao coladinhos ao Porto, para o ano mudam a cor do equipamento para azul e branco...


De José Esteves de Aguiar a 14 de Abril de 2010 às 23:36
Caro P. Mendes: é verdade o que escreve, o Sporting parece ter como objectivo andar a reboque do FCPorto, mas vai acabar por perceber que tal colagem nada de bom lhe trará.
Quanto ao cansaço evidente de alguns dos jogadores do Benfica, espero que JJ consiga fazer a gestão do esforço do plantel.
Um abraço


De P.Mendes a 15 de Abril de 2010 às 13:17
Caro Jose Esteves Aguiar saudações benfiquistas. Este ano o JJ, e toda a sua estrutura quer tecnica, quer directiva ja deu mostras que a epoca se preparou muito bem, e tenho a plena confiança que a gestão será a melhor, ou pelo menos a mais eficaz. Sem Luisão, sem Cardozo e ainda sem Saviola, vai ser mais complicado, mas estou convicto que nao iremos perder mais jogo nenhum ate ao fim do campeonato. Teremos e que lutar contra tudo e contra todos, mas isso tambem ja estamos habituados. Um abraço


De Francisco Andrade a 14 de Abril de 2010 às 13:12
Perdido o grande e glorioso objectivo europeu ( talvez o desfecho final pudesse ter sido outro...já aqui tive a oportunidade de manifestar a minha discordância relativamente a algumas opções) concentra-se agora o Glorioso na almejada recuperação do título nacional. Já faltam poucas finais (4) e há que reconhecer que ontem foi dado um passo importantíssimo. Contudo, também temos que perceber que a época tem sido longa e desgastante e alguns dos nossos futebolístas vêm acusando esse desgaste. No entanto, não podemos deixar de louvar o empenho, abnegação, e capacidade de sacrifício, dignas de verdadeiros profissionais, que os nossos jogadores veem demonstrando jogo após jogo. E, a este respeito, quero aqui fazer uma menção especial: RAMIRES ! Um futebolista de eleição, dos melhores que nos últimos tempos chegaram à Luz ! E um futebolista que nos últimos 2 anos não teve ainda tempo para quaisquer férias mas que, no entanto, continua a pugnar esforçadamente em prol da equipe. Um verdadeiro exemplo !
Quanto a Aimar, quero aqui repetir o que já havia dito a propósito do jogo de Marselha: feliz o treinador que pode contar com um jogador como Aimar no banco de suplentes! É um jogador precioso, mesmo quando não joga os 90 minutos!
O título está cada vez mais próximo... No próximo ano haverá que reequilibrar a equipe, a pensar numa participação condigna na Champions League...


De José Esteves de Aguiar a 15 de Abril de 2010 às 00:27
Caro Francisco: obrigado pela tua particiopação.
Concordo com as tuas palavras e análise e espero festejar contigo e com outros grandes Benfiquistas do Porto, a conquista de mais um campeonato!
Um abraço


De António a 14 de Abril de 2010 às 09:08
Fez uma discrição ajustada com o desenrolar dos acontecimentos, todavia não concordar em absoluto com a crítica a alguns jogadores, à excepção do inconsequente Eder Luis, nem que já podemos encomendar as faixas de campeão...

É certo que, com 4 jogos pela frente, temos um avanço confortável, mas temos que batalhar muito, não podemos pensar em facilitismo é preciso continuarmos humildes e determinados até atingir o 7º ponto...

Quanto ao jogo, o Sporting vendeu cara a derrota, em especial na 1ª parte, onde demonstrou uma grande atitude e dignidade mas, sem qualquer objectivo, apenas o orgulho, não foi suficiente para fazer face a tamanha ambição e força de vontade que o Benfica, sob a batuta do Aimar, souberam imprimir no segundo tempo...

Agora, onde é que começou o brilho duma equipa e acabou o ímpeto de outra é díficil de saber, é certo que uma equipa joga o que outra deixa jogar, mas uma coisa é certa, o Éder Luis não conseguiu segurar a bola, fazer uma jogada até ao fim, torna-se complicado jogar bem quando não conseguimos fazer posse de bola...

O AImar trouxe outro encanto, outra magia, jogou e fez jogar, até o Di Maria se soltou mais, toda a equipa voltou ao seu ritmo, depois de uma 1ª parte amorfa, com a emoção em crescendo, o primeiro golo fui uma descarga emocional muito forte, e o segundo golo uma jogada magistral...

Força Benfica!

http://bem-me-quer-benfica.blogspot.com/


De José Esteves de Aguiar a 15 de Abril de 2010 às 00:40
Caro António: obrigado por mais um comentário bem construtivo neste blog. O Éder Luís é que cada vez mais parece ser uma carta fora deste baralho!
Um abraço


De NunoB a 14 de Abril de 2010 às 07:54
Concordo que o Javi e o Ramires não estão com a Pujança de outras jornadas. Mas se reparar o Ramires foi melhorando con o decorrer do jogo e no final teve grande prestação em todos os momentos (defensivos e ofensivos do jogo). Grande destaque para o Amorim, jogando ainda para mais com concorrentes directos da selecção (Veloso e Moutinho) notou-se que ele está actualmente a um nível bem superior na sua evolução futebolística


De José Esteves de Aguiar a 15 de Abril de 2010 às 00:49
Caro NunoB: é verdade que o Ramires melhorou alguma coisa na segunsa parte, mas continuou de uma fragilidade confrangedora, sem forças para aguentar qualquer choque com adversários.
A entrada do Aimar e consequente organização do futebol do Benfica beneficiaram toda a equipa e, de orma mais notória, aqueles jogadores que antes pareciam um pouco perdidos no campo.
Acho que o Ramires e o Di Maria têm sido vítimas da recente insistência do Jorge Jesus para que troquem de posições. O efeito tem sido muito mau - nem o Ramires rende na esquerda, nem o Di Maria na direita.
De salientar, aliás, que foi quando actuava na direita, que o Ramires fez o fantástico passe para a desmarcação do Aimar e segundo golo do Benfica.
Um abraço.


De NunoB a 15 de Abril de 2010 às 08:06
Caro José, concordo com ambos os remarks. 1 O ramirez está em má forma física e 2 - a sua colocação no flanco esquerdo faz o jogador e, consequentemente a equipa, perder rendimento. Mas isso não invalida que tenha sido útil à equipa, tanto no passe que dá o segundo o golo como no sacrífício defensivo.
PS- penso que a sua colocação no lado esquerdo teve a ver com a inclusão do joao pereira e do abel no onze do sporting.

Abraço
NB


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds