Quinta-feira, 8 de Abril de 2010

José Esteves de Aguiar em 08/04/10 | comentar

 

Na passada segunda-feira, o nosso Glorioso deu mais uma prova de que os seus jogadores têm raça de campeões.

 

Vendo-se a perder por 2-0 no campo da Naval, aos 12 minutos de jogo, o Benfica não se desuniu, não abanou nem vacilou – intensificou o seu ataque demolidor e, sete minutos depois, já tinha empatado.

 

Não tirando o pé do acelerador, o nosso clube demonstrou mais uma vez que tem soluções para (quase) tudo.

 

O terceiro golo foi de uma simplicidade arrasadora: passe longo, muito bem medido e com grande visão de jogo, da David Luiz para a corrida de Di Maria e este, com apenas um toque, desviou a bola do alcance de Peiser, alcançando um golo de belo efeito e grande relevância.

 

A partir daí, o resultado ainda subiu para 4-2, mas poderia ter-se verificado mais uma goleada das antigas, tantas as oportunidades criadas pela nossa equipa, não obstante se encontrar já em gestão de esforço.

 

Recentemente, vimos esta mesma categoria nos nossos jogadores, tanto no jogo da segunda mão contra o Marselha, como especialmente no jogo contra o Liverpool.

 

Vendo-se perante um resultado adverso e, de certa forma, inesperado, a equipa do Benfica não “acusa o toque”, parte para cima do adversário com vagas sucessivas de ataques e massacra até alcançar os seus objectivos.

 

Esta capacidade de reacção reflecte, também, uma intensa sintonia com os adeptos. No jogo contra o Liverpool, foi impressionante participar na reacção do público ao golo sofrido – o Estádio em peso começou imediatamente a puxar pela equipa, fazendo-lhe crer que aquele “acidente de percurso” podia e seria reparado e ultrapassado.

 

A equipa “puxa” pelos adeptos e vice-versa, criando-se assim um clima de tal entusiasmo que leva tudo à frente!

 

É claro que no jogo da segunda mão, contra o Liverpool, não teremos esse efeito “público”, até porque os adeptos do clube inglês são dos mais fiéis de todos, apoiando entusiasticamente a sua equipa mesmo quando as coisas não estão a correr de feição. Assim sendo, por muito que se esforcem, os adeptos Portugueses que vão estar presentes não terão grandes possibilidades de se fazerem ouvir, mas os jogadores sabem que eles vão estar lá.

 

Os nossos jogadores sabem também que muitos outros milhões de adeptos, um pouco por todo o Mundo, vão estar a “torcer” por eles e a vibrarem intensamente com a alegria que, espero, eles nos vão dar, ultrapassando esta eliminatória e continuando a mostrar a sua raça de campeões!!!

 

 




11 comentários:
De Francisco Andrade a 9 de Abril de 2010 às 00:23
Parece que a maioria dos benfiquistas queria mesmo era apenas ganhar o campeonato nacional. Eu tenho muita pena que o Benfica tenha operado aquela reviravolta na Figueira da Foz. Preferia que tivessemos perdido com a Naval e que os jogadores tivessem estado nas melhores condições no jogo de hoje, o que não foi o caso...
alguns pontos para reflexão: eu acho que é nos anos em que o Benfica não vai à Champions que o Benfica deve apostar mais na Europa em detrimento do campeonato - desde que o acesso à Champions seja assegurado, eu prefiro umas meias finais da Liga Europa à conquista de um mero campeonato nacional...é que o Benfica foi campeão nacional em 2004...mas a última meia final europeia já foi em 1994 !!! Há urgência em inverter isto....
Já há 4 anos atrás, não gostei nada de ver o Benfica cair ante o Espanhol de Barcelona, porque foi decidido poupar jogadores para o jogo do campeonato nacional. E agora, apostou-se a carga toda na Figueira da Foz e chegámos a Liverpool sem munições. Não seria muito mais prestigiante para o Benfica ganhar ao Liverpool do que à Naval?
Agora, alguns aspectos relativos à equipe: a constante troca de guarda redes é dificil de entender e, claramente, o Júlio César tem imensas dificuldades com as bolas cruzadas para a área - neste ponto, o Quim é muito mais eficaz.
O Benfica continua a apresentar uma enorme pecha, que tem ficado esquecida porque a equipe até tem conseguido chegar para as encomendas de consumo interno: faltam laterais, sobretudo do lado esquerdo. Quando hoje ouvi na rádio que o David Luiz ia jogar a lateral esquerdo (sem desprimor para o David Luiz, que considero um dos melhores jogadores deste Benfica) temi logo o pior. Este é claramente um ponto a rever para a próxima época...Hoje jogámos sem Maxi Pereira e sem um lateral esquerdo, que há muito não temos. E as adaptações não só não resultaram, como se tornaram ingratas para dois excelentes jogadores, David Luís e Ruben Amorim, que podem ser preciosos noutras funções e que não merecem ser queimados em adaptações forçadas...
Também relativamente aos avançados, não posso deixar de concordar em parte com um comentário que já aqui foi feito. Cardozo tem aspectos muito interessantes, mas o Benfica tem que ter alternativas a Cardozo. Será Kardec um jogador para "explodir" na próxima época? Aguardemos para ver, mas o Benfica tem que ter outras soluções de ataque.
Termino com um comentário que já aqui havia deixado: não posso deixar de sentir algumas saudades do Koeman - e de pensar que, mesmo com alguns evidentes desiquilíbrios, o Koeman era capaz de ter feito bem melhor em Anfield Road. Mas talvez o problema esteja mesmo relacionado com as opções feitas. E eu não deixo de lamentar que se tenha levado longe de mais a obsessão por um título nacional, quando a presença na próxima Champions até já estava assegurada.
De todo o modo, há que continuar apoiando os jogadores, para salvar o que ainda houver para salvar desta época...


De Nuno Gil a 8 de Abril de 2010 às 17:00
Tudo o que disse "assenta" neste glorioso, e hoje precisamos dessa garra, CARREGAA BENFICA!

Visitem o nosso blogue (construído há dois dias) e deixem o vosso comentário assim como sugestões e críticas :)

http://benfica--campeao.blogspot.com


De Hugo a 8 de Abril de 2010 às 15:31
Caro JEA,

Que melhor resposta podia ser dada a todos aqueles que, desde Agosto, vêem dizendo que os jogos a sério ainda estavam para vir?!?

Que melhor resposta podia ser dada aos senhores do apito que,pasme-se, roubaram descaradamente (nem é preciso escutas) em Braga?

Que melhor resposta podia ser dada aos especialistas em toupeiras que julgam que os túneis ganham campeonatos?!?

Obviamente que me assustei com aqueles primeiros 15 minutos. Estava a ver um Benfica que esta época ainda não tinha aparecido. Mas confesso que a recuperação ainda deu mais força a tudo o que temos feito este ano...

Quanto mais querem que a nossa equipa vá abaixo, mais ela luta, mais ela responde e mostra que é superior a tudo...

É a nossa identidade!Aquela que temos vindo a recuperar....

E hoje é mais um passo para mostrar a todos a nossa força como equipa...

Saudações benfiquistas... Rumo a Hamburgo!!!


http://epluribusunum1904-2008.blogspot.com


De José Esteves de Aguiar a 8 de Abril de 2010 às 23:35
Caro Hugo: agora é que o nosso Glorioso Benfica vai mostrar a massa de que é feito! Há que ultrapassar o desaire de hoje e levantar a cabeça, porque o nosso principal objectivo é o campeonato.
Um abraço.


De Miguel Cunha a 8 de Abril de 2010 às 10:57
"Assim sendo, por muito que se esforcem, os adeptos Portugueses que vão estar presentes não terão grandes possibilidades de se fazerem ouvir … "

Comentário de quem nunca fez, ou de quem não faz há muito tempo, uma deslocação deste género. Estive em 2006 em Anfield (poderia citar outros casos), e recebi inúmeras mensagens de amigos a dizerem que só se ouvia BENFICA. Os Benfiquistas em êxtase, os Sportinguistas fartos de nos ouvirem. Água mole em pedra dura… Fala-se muito do adepto Inglês, mas o Benfiquista é contagiante e persistente. Tenho um feeling que vamos ouvir muito Benfica hoje à noite … abençoados 2500 + 14 que vão estar em Anfield. Carrega Benfica!!!


De José Esteves de Aguiar a 8 de Abril de 2010 às 23:17
Caro Miguel Cunha: é evidente que já fiz deslocações deste tipo e não tiro, no meu post, um milímetro de mérito ao esforço que se faz para que o apoio ao Benfica se faça ouvir.
Aliás, reconheço que me enganei neste meu post porque, ao longo de grande parte do jogo desta noite, foram perfeitamente audíveis - embora através da televisão - os incentivos dos adeptos Benfiquistas.
Muitas vezes, estes conseguiram calar Anfield Road e, seguramente, não foi por falta de apoio que hoje perdemos.
Um abraço


De Miguel Cunha a 9 de Abril de 2010 às 10:50
Estamos de acordo. Os adeptos que se deslocaram ontem a Anfield Road foram um espelho real daquilo que somos como clube: enormes!
Quanto ao que falta do campeonato. Espero que recuperem, que descansem, e que na próxima Terça volte o rolo compressor...
PS: Ontem parecia que o Sporting tinha ganho a Liga Europa. Às mensagens que recebia de amigos lagartos, respondi sempre da mesma forma: "Eu perco, e o cabeçudo és tu?".
Carrega Benfica. Rumo ao 32º Titulo Nacional!


De SOU DO BENFICA E ISSO ME ENVAIDECE a 8 de Abril de 2010 às 07:14
Caro JEA, concordo consigo em relação á raça de campeão que esta equipa está a adquirir. Será uma pena que se comece a disfazer no final da época. Se isso acontecer, deixará de fazer sentido apregoar-se que o Benfica está no rumo certo uma vez que foi restruturado de raiz, estádio novo, Benfica tv, fundação Benfica etc...O Benfica, tal como os grandes colossos mundiais, deverá manter uma equipa ganhadora e dotá-la com mais valias, ao contrário de se disfazer dos melhores jogadores. O Benfica não pode fazer uma excelente época em determinado ano, vender o que tem de melhor nesse ano e passar mais cinco ou seis a reconstruir novamente a equipa. Travessias no deserto são boas para clubes de segunda, como o sporting ou o porto.
Quanto a dizer que os portugueses, por muito que se esforcem, terão dificuldades em fazer-se ouvir em Liverpool, não concordo consigo. Basta recordar a última vez que lá estivemos, onde onze campeões silenciaram Anfield Road para permitir ouvir-se o "hino" GLORIOSO SLB por parte da mística, que aliás, não se fez apenas ouvir em Anfield, mas antes sim por toda a Inglaterra, por toda a europa e pelo mundo inteiro. Assim e para hoje, só há que dizer uma coisa:
CARREGA BENFICA RUMO ÁS MEIAS!


De José Esteves de Aguiar a 8 de Abril de 2010 às 23:29
Obrigado pelo seu comentário e pelo contributo sempre valioso que traz a este blog.
Quanto ao apoio dos adeptos Benfiquistas nesta noite, tal como refiro num outro comentário meu, tem toda a razão, porque foi perfeitamente audível no jogo desta noite.
Um abraço.


De Natálio Santos a 8 de Abril de 2010 às 04:14
Incrível como a comunicação social não deu o devido valor ao excelente passe do David Luiz para o Di Maria, um excelente passe de mais de 6o metros que meteu o Di Maria na cara do golo, se fosse o caceteiro do bruno alves seria motivo de 1 pagina e talvez seria o suficiente para ser considerado o melhor jogador da liga como incrivelmente o foi á dois anos atrás...!!!


De José Esteves de Aguiar a 8 de Abril de 2010 às 23:19
Exactamente, caro Natálio Santos, a comunicação social anda entretida com outras coisas...
Um abraço.


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds