Sábado, 27 de Março de 2010

Miguel Álvares Ribeiro em 27/03/10 | comentar

Como acumulou um passivo muito significativo, o Benfica terá forçosamente que aumentar receitas nos anos mais próximos, de forma a conseguir resultados positivos e ir abatendo o passivo. Isso poderá, naturalmente, passar pela venda do passe de um ou outro jogador em circunstâncias especialmente favoráveis. Dado o assédio de alguns colossos do futebol europeu, não acredito mesmo que consigamos manter na próxima época algumas das principais referências da equipa.

 

Mas a venda do passe de jogadores tem que ser vista como uma situação excepcional, devendo o Benfica ter como estratégia que a sua principal “área de negócio” seja a do sucesso desportivo. Para isso é imprescindível manter uma equipa de grande nível, que renove constantemente este enorme entusiasmo que gerou em torno dos adeptos, que depois extravasa para todos os sectores desportivos.

 

Dito de uma forma mais terra-a-terra, o Benfica não pode ter como objectivo vender bem, todos os anos, os seus principais jogadores, mas sim ter uma equipa presente na discussão de todas as principais provas que disputa, com presença regular na Champions League, e gerar, por via desses sucessos, cada vez mais receitas.

 

A imprensa fala já na possibilidade de o Benfica vender 7 jogadores do seu plantel: Luisão, David Luiz, Javi Garcia, Ramires, Di Maria, Fábio Coentrão e Cardozo. Espero que a Direcção nem sequer como hipótese admita uma situação deste tipo. Isso seria um retorno ao passado com consequências totalmente imprevisíveis, mas que nada de bom auguraria.

 

A necessidade de realizar capital para abater o passivo, a particular valorização de alguns jogadores nesta excelente época do Benfica que simultaneamente é ano de Mundial, e a progressiva integração dos reforços de Inverno levam-me a admitir que o Benfica possa vender 2 ou 3 jogadores, para os quais até já tem algumas alternativas. O assédio de alguns dos grandes clubes europeus e a vontade dos próprios jogadores serão certamente elementos determinantes neste processo.

 

Dada a sua enorme projecção, não tenho muitas esperanças de que se consiga manter Di Maria no plantel, mas gostaria de pensar que o contrário se verificaria com os restantes elementos mais jovens e com maior margem de progressão. Se, como se diz, o Benfica tiver que vender 3 jogadores, eu optaria por Di Maria, Cardozo e Luisão mas temo que não seja fácil segurar Ramires, Javi Garcia e David Luiz.

 

Relativamente a David Luiz, jogador de que gosto particularmente, permito-me transcrever parte de uma entrevista dada a “A Bola” , que mostra que além de grande futebolista é um grande homem:

 

 

- Tem-se falado e escrito muito sobre o seu futuro e vários têm sido os grandes clubes europeus interessados na sua contratação. Qual é o ponto da situação?


- Eu estou no maior clube do Mundo, não estou preocupado com o futuro, o Benfica é a minha casa. Quando vim para cá poucos acreditavam em mim, tinha 18 anos, mas o presidente Luís Filipe Vieira foi-me buscar e apostou sempre em mim. Aliás, o presidente tem sido a alma deste clube, tem estado sempre presente junto da equipa com sacrifício da sua vida pessoal e profissional. Portanto, o mínimo que eu posso fazer é retribuir com trabalho e o meu futuro está nas mãos dele. O que Luís Filipe Vieira disser será o meu futuro!

 

 

P. S. - Com uma exibição mais do que suficiente, frente a um Porto muito fraco e de cabeça perdida, já conquistámos o primeiro troféu oficial da época. Para terminar em grande o decisivo mês de Março, só falta ganhar logo ao Braga, o que praticamente garante a conquista da Super Liga.




3 comentários:
De Luis Pedro Bandarra a 29 de Março de 2010 às 16:34
Boas,
Também eu concordo com o seu post. Eu também, a ter que vender alguém, vendia o Di Maria e o Cardozo. Tentava não vender mais ninguém. Porque o Benfica mantendo toda a sua estrutura, para o ano pode fazer uma época exemplo FCP com Mourinho. E com a força e poder do Benfica, quem nos segurava depois??!!. Franco Jara é grande jogador e juntamente com Kardec serão óptima alternativas ao Cardozo. Depois tentava recuperar o Simão para acabar a carreira em grande e no Benfica.


De rcoelho a 28 de Março de 2010 às 00:21
Boas,

em relação ao teu post script fica a actualização, o Benfica ganhou ao braga e se antes tínhamos 3 de avanço em 21 possíveis agora temos 6 em 18.

Pena não termos marcado o segundo golo que nos dava 1 ponto extra.

Estamos muito mais perto do Marquês de Pombal.

Em relação à génese do post , acho que vamos vender 2 ou 3 jogadores, é inevitável. Se ganharmos a liga Europa ou se algum dos nossos jogadores se destaca no mundial então o assédio vai ser insuportável....

Acho que o que o Benfica deve fazer é aproveitar a boa forma dos jogadores que temos emprestados para reduzir o numero de jogadores com contrato. Tentar vender o Yebda , o Halliche , o Makukula , o Binya , o Sepsi , o Balboa e o Zoro .... para além de um bom encaixe reduziríamos bastante os custos de ordenados.

Para colmatar algumas saídas penso que deveremos trazer o Urreta e alguns bons jovens que temos por essas ligas fora, casos do Yartey , do David Simão e o Rosa (por exemplo).


De Miguel Álvares Ribeiro a 28 de Março de 2010 às 02:23
Caro rcoelho

Já estamos realmente muito próximos do título; Março foi um grande mês para o nosso Benfica!

O Yebda penso que ainda pode até ser útil mas quanto a Halliche, Makukula, Binya, Sepsi, Balboa, Zoro ... completamente de acordo; é despachá-los todos e vender menos um jogador.

O Urreta também acho que deve voltar; penso mesmo que só saiu porque tinha o lugar tapado pela excelente época de Di Maria e Fábio Coentrão.

Um abraço


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds