Quarta-feira, 24 de Março de 2010

José Esteves de Aguiar em 24/03/10 | comentar

 

No plano desportivo, estamos falados: na presente época, o Porto disse adeus a todas as Ligas – da Liga dos Campeões 2009/2010, saiu pela porta pequena, na de 2010/2011, nem por uma janela entrará, da Liga Sagres já está arredado e, para terminar, foi goleado pelo Glorioso na final da Taça da Liga.

 

Ou seja, Ligas para o Porto, nem vê-las! Mas será mesmo assim?

 

Tudo quanto referi acima aplica-se ao plano desportivo, mas Pinto da Costa não dorme e já idealizou qual a Liga que o Porto pode ganhar neste ano – a Presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

 

Muito convenientemente, há cerca de um mês e meio, Fernando Gomes apresentou a sua demissão da SAD do Porto, mantendo-se embora como vice-presidente deste clube.

 

O motivo divulgado nessa altura prendia-se com divergências pela contratação de Kléber pelo Porto. Afinal, Kléber não foi contratado e Fernando Gomes saiu na mesma...

 

E porquê? Porque Pinto da Costa lhe traçou outra missão – a de conquistar a Presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

 

De imediato, Fernando Gomes terá começado a procurar apoios, tendo tido a “lata” de afirmar, em entrevista à Lusa neste mês de Março, que não tinha ainda o apoio de qualquer clube…

 

Pois, andamos todos a dormir e acreditamos mesmo que Fernando Gomes resolveu apresentar uma “candidatura espontânea”…

 

Com a política de empréstimo de jogadores seguida pelo Porto nos últimos anos, está desde já assegurado o apoio de um largo número de clubes, quer estejam já a beneficiar de tais empréstimos, quer almejem a tal e queiram estar “nas boas graças” de Pinto da Costa e seu séquito.

 

O Fernando Gomes que vai apresentar-se para a Presidência da Liga será, certamente, um lobo com pele de cordeiro, cheio de boas intenções para gerar consensos, paz e amor para todos os clubes!

 

Convém é não esquecer que é a mesmíssima pessoa que, exactamente há um ano, em entrevista ao JN, deixou bem claro o seu ódio pelo Benfica.

 

Permitam-me a transcrição de uma pequena parte dessa entrevista.

 

À pergunta “Chegou a temer que o F. C. Porto não jogasse a Champions em 2008/09?”, respondeu então Fernando Gomes:

 

“Foi um episódio muito negro e que só sucedeu porque houve uma pessoa que, exorbitando as suas competências, funcionou como "musa inspiradora" do senhor Cunha Leal, que, apesar de não perceber nada de regulamentos e de ter sido responsável por dois grandes escândalos do futebol português - a inscrição de Ricardo Rocha pelo Benfica e a permissão da realização do jogo Estoril-Benfica no Algarve - lançou a nuvem do artigo 1.04, gerando um alarido que levou a UEFA a abrir o processo. Foi também essa "musa" que deu todas as dicas ao "renomado" José Manuel Delgado, permitindo-lhe que efectuasse uma campanha lamentável contra o F. C. Porto no jornal A Bola. Ainda mais grave é um clube que não logrou atingir a Liga dos Campeões ter agido sem pensar nas consequências para o futebol português. E depois ainda tiveram a lata de vir dizer que, se ganhassem esse direito através dos tribunais, não iriam participar. Só dá mesmo vontade de rir!”

 

Nessa mesma entrevista, a dado passo Fernando Gomes afirma:

 

“O FC Porto não se entrega nas mãos do acaso para ser bem sucedido. Não o faz a nível desportivo e também não o faz ao nível financeiro.”

 

Acrescento eu: também não o faz ao nível das arbitragens e, claramente, planeia também não o fazer ao mais alto nível dirigente da Liga.

 

Temos que estar altamente vigilantes e atentos, porque novas jogadas de bastidores estão a ser cuidadosamente preparadas. O Benfica incomoda muita gente e o Polvo não dorme!

 

 

 




12 comentários:
De Nelson Vicente a 29 de Março de 2010 às 13:07
Caro Zé,

Não tenho tido grande disponibilidade para visitar os teus posts ... Mas agora que o faço, deixa-me dizer-te o seguinte: O texto nem parece teu...

Tu acreditas mesmo que o Presidente da Liga de Clubes manda alguma coisa? Achas mesmo que o Hermínio com aquela carinha de chancho mandava em alguma arbitragem?

Manda mais o Valentim, que é como sabes Presidente da Mesa da Assembleia da Liga que ele... e vai continuar a mandar... porque o cabrãozinho não larga o tacho nem ao tiro! Não te iludas... As arbitragens deste ano não favoreceram o Porto porque isto está tudo muito a quente... quando arrefecer, voltará ao mesmo, com ou sem Fernando Mendes.

Quanto ao pessoal que aqui comenta sobre os direitos televisivos, talvez fosse melhor lerem sobre o assunto. É uma área que domino com algum à vontade e daquilo que li, anda aqui muita gente no desconhecido.

Os direitos televisivos em Portugal nunca foram - infelizmente - vendidos em conjunto. Todos o clubes negoceiam os seus direitos de forma independente.

Niinguem tenha duvidas, se os direitos fossem vendidos de forma conjunta, como fazem em toda a Europa , à excepção de Espanha e Portugal, teríamos um campeonato 10 vezes melhor:

1º Os clubes teriam maior desafogo financeiro e acabavam-se os ordenados em atraso;

2º Os direitos em conjunto são vendidos em leilões internacionais. Fugia-se ao monopolio Oliverdesportos e como tal, passaria-se a receber o valor justo;

3º O facto dos jogos serem vendidos em pacotes, tornaria o campeonato mais interessante para mercados internacionais. Como tal, não só os clubes teriam um incremento de prestigio, como também podiam começar a ser objecto de investimento publicitário por empresas internacionais. Livrando-se assim da dependencia de PT's e afins...

Ou seja, o ideal seria mesmo a venda conjunta de direito televisivos e não a venda separada como agora acontece.

A titulo de exemplo, apenas referir que a Super Liga Turca vendeu agora os seus direitos pela 1ª vez de forma conjunta. Resultado. Aumento de encaixe de 75% em todos os clubes... Façam as contas!

Grande abraço Zé


De iBenfiquista a 27 de Março de 2010 às 00:06
O Fernando Gomes era o homem de mão do Joaquim Oliveira - o da Sportv - dentro da SAD do Porto. Saiu porque lhe foi dada outra missão mais importante. Qual é ela? Evitar a todo o custo que, nas futuras negociações dos direitos televisivos, o Benfica as faça individualmente. Querem a todo o custo que essas negociações se façam centralmente, juntamente com todos os outros clubes de futebol. Criando-se um bolo que será distribuído mais ou menos - mais do que menos - equitativamente por todos. Com o Benfica a perder, claro está. À boa maneira portuguesa, querem todos mamar na teta benfiquista.

Para que isto aconteça é necessário que a Liga tome uma liderança forte neste processo, IMPONDO essa solução aos diferentes clubes. O que será muito fácil, pois o único clube que tem a perder com isso é, adivinharam, o BENFICA! E que legitimamente se irá opor a isso. É para isso que o Fernando Gomes está lá. Ganham de duas maneiras, pois também ficam com um representante como Presidente da Liga. É o que se chama matar dois coelhos com uma cajadada.

Assim, cerceiam ao Benfica a possibilidade de se distanciar, ainda mais, economicamente, dos seus mais directos concorrentes, pois irá ver uma parte importante das suas receitas televisivas distribuidas, como bodo aos pobres, pelos outros clube. Já não basta ao Benfica ser o clube que arrasta mais espectadores, levando mais público aos cofres depauperados dos outros clubes, ainda querem levar uma boa fatia dos seus direitos televisivos.

Esta questão já foi aliás referida por alguns jornalistas. Um tal de Martins de Sá, adepto andrade, já se referiu a esta questão nas páginas da Bola há um par de dias, defendendo esta posição com a justificação de que em Itália e França utilizam a mesma solução. Esqueceu-se de dizer que em Espanha não o fazem.

São todos muitos espertos. Ou julgam-se espertos. Eu diria mesmo mais: são chico-espertos. Chico-espertos portugueses. O que toda a gente já está farta de saber.



De iBenfiquista a 26 de Março de 2010 às 23:44
Penso que não é apenas a conquista da Liga que o Polvo quer. As razões são mais profundas do que isso. Diria mesmo, é o matar dois coelhos com uma cajadada.

Não se esqueçam que o Fernando Gomes era o homem de mão do Oliveirinha, o da Posrtv, na SAD do Porco. Isso mesmo!

Para além de dominar a Liga (quem ficou como directo executivo interino?), como dominam a Federação, querem mais uma coisa, para eles ainda mais importante:

Querem evitar à força que o BEnfica negioceio os futuros contratos de direitos televisivos a futura direcção da Liga faça a negociação dos futuros contratos da TV



De AGO a 26 de Março de 2010 às 13:07
Este Benfica ninguém derruba!


http://aguia-de-ouro.blogspot.com


De Barba azul a 25 de Março de 2010 às 18:08
Caros comentadores

Não abusem da teoria da conspiração (nem de alucinogéneos, já agora...): o Porto dominou a partir dos anos 80 por ter sido nesse período a equipa mais competente.

As vitórias e boas prestações internacionais ocorridas durante esse período, não são coincidências (como calculo considerem, para dar coerência a essa histérica teoria do polvo), são também consequência dessa competência. Não ocorreram apenas no período Mourinho, embora não com tanta consistência.

A estrutura dirigente do Porto teve responsabilidade nessa hegemonia, sim senhores, mas por via da estabilidade e profissionalismo que incutiram ao clube.

Por outro lado, também beneficiamos do desgoverno do Sporting e Benfica nesse período, é verdade. O Benfica parece estar a entrar agora num período de competência dirigente e técnica. Não me custa nem custará admitir quando joga bem e quando é superior, nem quando ganhar campeonatos em consequência dessa superioridade.

A mania absurda, ilógica e insustentada de todo o benfiquista de negar sistemáticamente mérito ao Porto, de atribuir as vitórias do Porto a manipulações da arbitragem, é mero carneirismo resultante do crescimento em meio saturado de informação manipulada e desonesta, é sinal de ausência de contraditório, é injusta, é prepotente, é insultuosa, se não é intelectualmente desonesta, então é sintoma de ausência de raciocínio nuns e autêntica burrice noutros! E é a razão para muita da reacção exagerada de que o cronista se queixava, relativamente a portistas, num dos anteriores comentários.



De Francisco Andrade a 24 de Março de 2010 às 21:48
E os acontecimentos precipitaram-se...e fez-se ainda mais luz sobre as manobras dos dirigentes portistas. Vê-se agora que não foi coincidência o facto de Fernando Gomes ter anunciado recentemente a sua intenção de se candidatar à Liga. Tudo estava bem preparado e inserido na estratégia de retoma de poderes pelo clube do Porto oriental.
A redução dos castigos aplicados a Hulk e Sapunaru não se compreende, até porque, mais uma vez, não houve igualdade de critérios. A redução do castigo foi só para os jogadores do FC Porto. O castigo aplicado a Vandinho manteve-se...
A demissão de Hermínio Loureiro não pode deixar de ser vista como uma constatação das pressões que vem sendo exercidas pelo clube do Porto oriental para voltar a controlar as instâncias disciplinares e, até para, aproveitando a confusão entretanto criada, tomar de novo conta da liga. Só um aspecto positivo eu vislumbro nos acontecimentos de hoje: a não redução do castigo aos jogadores do Braga vai certamente provocar uma enorme revolta na capital do Minho contra os poderes do Porto oriental. Não sei se o Presidente do Sp. Braga conseguirá aguentar a situação de "entente" (contra-natura) que vinha mantendo com o FC Porto. Talvez esse sentimento de injustiça devesse ser aproveitado pelo Benfica... Há que repensar os posicionamentos estratégicos entre os clubes da Liga.


De rcoelho a 24 de Março de 2010 às 19:58
Boas,

Essa do Fernando Gomes tornou-se até foi bem camuflada mas a estratégia é por demais evidente.

O Sporting não quer saber quem ganha o campeonato desde que não seja o Benfica, o objectivo assumido deles é tão apenas ficar à nossa frente, por isso não vejo hipoteses de se unirem com o Benfica na candidatura à Liga.

O Porto apresenta um candidato forte e tem na mão um grande conjunto de clubes: Braga, Setubal, Olhanense, U. Leiria...... e o Sporting.

Não sei o que vai acontecer num futuro próximo mas não auguro nada de bom para o Benfica. O Herminio Loureiro nem foi muito mau.... digo mais, era muito dificil fazer melhor.....


De Fred a 24 de Março de 2010 às 15:54
Boas, gostaria de saber se estariam interessados em uma troca de links com o meu blog, o Glorioso 1904, deixo-vos aqui o link, passem por lá, aguardo uma resposta. Continuação de um bom trabalho,

http://glorioso-1904.blogspot.com/

Cumprimentos


De J Francisco a 24 de Março de 2010 às 14:16
Boas,
Assim que ouvi o anúncio da candidatura deste senhor percebi logo o motivo da sua demissão da sad do fcp. Eu nunca me convenci que o polvo tenha adormecido, muito menos acabado. Os responsáveis do Benfca que estejam atenttos porque a forma miserável a que chegou o nosso futebol, pode muito bem continuar de uma forma mais encaputada.
Um Abraço


De MROSA a 24 de Março de 2010 às 13:10
Obrigada por trazer à discussão um tema tão pertinente como este.
Numa altura em que nós Benfiquistas, andamos eufóricos e quiçá distraídos com os êxitos da nossa equipa de Futebol, é preciso haver quem chame à razão e lembre que os corruptos não dormem. Aproveitam, isso sim, a euforia e distracção dos incautos e bem intencionados para desferir os seus golpes mortais e conseguir os seus intentos.
É óbvio que o sistema não foi dizimado; estará um pouco enfraquecido, mas eles já evidenciaram uma organização digna de verdadeiros criminosos que não se abatem à primeira estocada.
É preciso estar alerta e mostrar-lhes que percebemos as suas manobras e que as combateremos com todos os meios lícitos e com todas as forças que a razão e honorabilidade nos conferem.


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds