Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Novo Benfica

Novo Benfica

08
Mar10

O CICLO VIRTUOSO

Pedro Fonseca

O Benfica está a criar as condições para consolidar um projecto desportivo que seja ganhador nos próximos anos. A um mais que possível e provável título de campeão, este ano, o Glorioso prepara-se para juntar mais êxitos nos anos subsequentes.

 

A estrutura é forte, profissional, eficaz e solidária. A liderança do clube e da equipa técnica é carismática, competente, responsável e trabalhadora. A massa adepta, a maior do Mundo, garante apoio e receitas.
Tudo conjugado, é um Benfica forte e competitivo que os sócios, adeptos e simpatizantes vão poder ver nos próximos anos. Depois do ciclo dos anos 60, 70 e 80 (um pouco ainda de 90), o Benfica está a preparar o regresso à hegemonia do futebol português, pelo que a década que agora começou (2010-2020) vai ser marcada por uma esmagadora maioria de títulos do Benfica.
Nada acontece por acaso. Nenhum milagre foi conseguido. Nem um bambúrrio de sorte ocorreu para este resultado: trabalho, competência, visão, estratégia, génio – um pouco de tudo isto esteve na origem do “cockctail” do actual Benfica.
Custe a quem custar. Doa a quem doer. Tudo tem um rosto, uma liderança, um responsável. Domingos Soares Oliveira, Mário Dias, Manuel Vilarinho, Walter Marques, entre alguns outros, são personalidades incontornáveis no percurso desta última década.
Porém, o rosto principal da mudança, o líder que burilou a estratégia, definiu “timings” e prioridades, emprestou a sua credibilidade, fez a ruptura e assinalou o virar de página de um clube quase à beira do abismo, tem um nome: Luís Filipe Vieira.
Costuma dizer-se que Roma e Pavia não se fizeram num dia. Quando chegou ao Benfica, após Vilarinho ter, em boa hora, ganho as eleições a Vale e Azevedo, em 2000, Vieira encontrou um clube mergulhado no caos.
Assumindo a Presidência do clube em 2003, Luís Filipe Vieira fez a obra que se sabe e que se conhece. Utilizando a máxima de que uma casa (que estava a ruir) não se começa a construir pelo telhado, Vieira foi pelo único caminho possível para reerguer um clube histórico e ganhador: construiu sólidas fundações, que garantem agora um futuro de sucesso.
O caminho mais fácil seria começar a dedicar-se a 100% à área desportiva, sem certezas de êxito (o futebol é incerteza) e menosprezar a construção dos pilares do novo Benfica: o estádio, o equilíbrio das contas, a credibilidade junto da banca e dos fornecedores, o fortalecimento das modalidades, o aumento do nº de sócios, o apoio às Casas do Benfica, as novas infra-estruturas, a Benfica TV, a Fundação Benfica, etc.etc.etc.
Tudo isso foi feito e está feito. Chega agora em força o sucesso desportivo, solidamente sustentado, planificado, organizado. O ciclo que começa a nascer é por isso um ciclo desportivo virtuoso, que nos levará à vitória nos próximos anos.
Dentro daquilo que é a filosofia de gestão e planificação de Luís Filipe Vieira, os benfiquistas podem estar certos que o Presidente do Benfica, garantido que estará um ciclo de vários anos a ganhar títulos consecutivamente, passará para o próximo patamar: a conquista do título europeu. Para que também este objectivo seja atingido, o Benfica ainda precisa muito de Luís Filipe Vieira.

16 comentários

Comentar post

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2010
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2009
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2008
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D