Quarta-feira, 3 de Março de 2010

José Esteves de Aguiar em 03/03/10 | comentar

 
Decidi colocar este post em resposta ao desafio de um amigo, que inclusive criou um grupo de apoio a esta “causa” na rede social Facebook. Afirma ele que, entre as muitas filiais do Glorioso, há uma que deve merecer a nossa particular atenção.
 
Apesar de passar despercebido à maioria dos Benfiquistas, não deixa de ser notável o crescimento e progressão que tem tido o Sport London e Benfica, actualmente a disputar a Liga de acesso ao futebol profissional inglês.
 
E este facto não pode deixar de ser olhado com imenso interesse por todos os Benfiquistas. Afinal, com um pequeno esforço, seria possível termos um Benfica a disputar as Ligas Profissionais do exigente futebol inglês.
 
Depois dos falhanços que foram as equipes B no futebol português, seria interessante olhar para fora, para os quadros competitivos do futebol inglês e reparar na oportunidade que o Sport London e Benfica poderia constituir para os jovens jogadores saídos das camadas jovens do Benfica.
 
Gostaríamos de ver o SLB londrino a ser claramente assumido como equipe B do Benfica.
 
Isto poderia revelar-se de uma importância estratégica enorme:
 
a)     porque nenhum dos concorrentes portugueses do SLB está em condições de ter uma equipe B a disputar os campeonatos de Inglaterra;
b)     porque a competitividade das ligas inglesas tornariam a passagem pelo Sport London e Benfica verdadeiramente aliciante para os jovens jogadores portugueses;
c)      porque com uma equipe B a discutir as Ligas Inglesas não haveria restrições à subida de divisão;
d)     porque a comunidade portuguesa em Inglaterra tem vindo a ter um enorme crescimento nos últimos anos e é viável conseguir um grande apoio por parte dos portugueses residentes naquele País;
e)     porque a participação do Benfica nas ligas profissionais inglesas poderia tornar-se bem menos arriscada em termos financeiros do que a manutenção de uma equipe B em Portugal, já que a possibilidade de captação de receitas é muito maior naquele País;
f)        porque o Benfica londrino tem todas as possibilidades de se tornar a médio prazo no quinto clube da cidade de Londres;
g)     porque a manutenção de uma equipe B nos campeonatos profissionais de Inglaterra daria uma projecção ímpar ao nosso clube.
 
Por todas estas razões, parece-nos que chegou o momento de apresentarmos ao universo Benfiquista esta ideia: queremos que a equipe B do Benfica seja o Sport London e Benfica, que é representativa da filial n.º 22 do nosso Glorioso.
 
A ascensão desta equipa precisa de apoios para continuar, agora que está a disputar um campeonato semi-profissional.
O Sport London e Benfica conta com equipas de escalões jovens e de formação, incluindo acções de captação. Já conta, inclusive, com um “ramo” canadiano.
 
É, afinal, mais um exemplo da universalidade do nosso grande clube, mas com a particularidade de se encontrar na “pátria do futebol” e num País onde existem inúmeros admiradores do Benfica.
 
Será que não poderemos ajudar o Sport London e Benfica a entrar nos campeonatos profissionais e a tornar-se num clube razoavelmente popular em Londres?
 
À atenção dos responsáveis!
 



33 comentários:
De Bernardo Barros a 14 de Maio de 2010 às 23:39
Bem, eu vivo em Portugal (lisboa) e sou sócio, portanto poderia informar-me sobre eventuais apoios financeiros e técnicos da parte do Sport Lisboa e Benfica, mas penso, que provávelmente o melhor que têm a fazer é contactar o Estádio da Luz para Informações. Se precisarem de ajuda aqui em Portugal, eu poderei eventualmente ajudar-vos. Abraços e Muito boa Sorte


De José Viana a 4 de Março de 2010 às 22:42
Boa Noite a todos. O meu nome é José Viana e sou o treinador da equipa Senior do Sport London e Benfica e também coordenador das das equipas juniores. Li o forum com muito interesse e estou disponível a responder a qualquer dúvida da parte do clube.

Antes de mais nada só queria agradecer os comentários mas vou esclarecer umas coisas depois de ler vários comentários.

O Sport London e Benfica está a passar por um período de evolução. O SLB restaurante em Harrow Road já não tem qualquer ligação ao clube de futebol, Sport London e Benfica. Esta antiga sede em Harrow Road, tornou-se um negócio privado depois de não contribuir ao futebol há já dois anos! O clube está no processo de obter uma sede nova que deve ser anunciado no fim da época.

E verdade que a equipa senior está na pirâmide do futebol inglês equivalente à décima divisão mas não é justo fazer esta comparação. No Reino Unido, as primeiras 7-8 divisões (Premiership, Championship, League 1, League 2, Conference, North & South Conference, Rymans League) têm equipas profissionais. Até há equipas na nossa divisão que pagam aos jogadores. Mesmo chegando a este nível, depois de ser campeão nas primeiras duas épocas da Liga Nacional Inglesa, nenhum dos nossos jogadores são pagos.
Mesmo assim o clube já jogou na FA Vase, uma taça secundária à Taça de Inglaterra cuja final é disputada em Wembley.
A equipa senior tem o direito de concorrer na Taça de Inglaterra qualificando-se nos primeiros quatro lugares da nossa divisão.
O clube tem uma equipa de sub-9, duas equipas de sub-11, uma equipa de sub-13 e uma equipa de sub-17. Isto tudo no espaço de apenas 4 anos.
Agora, imaginem o que poderia ser feito com apoios.
O clube procura o seu campo próprio pois seria um passo muito importante para o desenvolvimento do clube. Olhando para o exemplo de equipas como Crystal Palace e Portsmouth, as condições para a sobrevivência de um clube não são as melhores neste momento. Mas, sonho com a hipótese de encontrar um campo próprio nosso.


De José Esteves de Aguiar a 5 de Março de 2010 às 00:51
Caro José Viana: obrigado por ter participado neste blog. Vamos tentar ajudar o Sport London e Benfica a alcançar os seus objectivos!
Um abraço.


De José Almeida a 3 de Março de 2010 às 22:14
Concordo plenamente. Apenas junto mais este facto:

Porque não apoiar também os "Benficas" de Luanda e de Lubango (antiga Sá da Bandeira), clubes que estão actualmente na primeira divisão de Angola (inclusive o de Luanda lutou até ao fim com o Petro pelo título) e que muito têm contribuído para o cimentar da enorme quantidade de benfiquistas que existe em Angola.São Clubes sem qualquer apoio do Benfica de Portugal, onde apesar de após a independência tudo o que era relacionado com Portugal mudou de nome (veja-se o caso das cidades) mas estes clubes mantiveram orgulhosamente o nome de Benfica e o símbolo que todos conhecemos.
Falo com conhecimento de causa e posso afirmar que é tocante a forma como em Angola se sofre pelo Benfica. Na maior parte dos casos com pouca ligação a Portugal, mas com uma paixão por tudo o que está relacionado o Benfica.

Viva o Benfica


De José Esteves de Aguiar a 4 de Março de 2010 às 13:19
Caro José Almeida: obrigado pelo seu comentário. Realmente, haverá vários outros Benficas espalhados pelo Mundo e o ideal seria apoiá-los a todos, mas por algum lado há-de começar-se.
Quanto aos Benficas de Luanda e de Lubango acho até comovente a persistência em relação ao nome quando, como diz e muito bem, praticamente tudo quanto tinha raízes portuguesas foi afastado pela voragem da revolução e dos anos que se lhe seguiram.
Um abraço.


De Luis a 3 de Março de 2010 às 22:09
Eu vivo em Londres há 10 anos e inclusivamente fui árbitro de Nivel 4 (ligas semi-profissionais) durante alguns anos e por isso tenho bom conhecimento do futebol inglês e da casa do Benfica. A ideia em si parece-me muito boa e faz todo o sentido que os portugueses que residem no Reino Unido façam uma força para que a representação do SLB seja muito mais forte do que é, e que a cooperação entre a casa mãe e a filial se intensifique agora não podemos é partir com utopias e falsas verdades.
O Sport London e Benfica está MUITO longe de chegar ás ligas profissionais sendo que neste momento e pelo que pude ver na internet estão em penultimo da sua liga que é o equivalente à 10ª divisão Inglesa portanto é impensavél nos anos mais proximos mandar-mos os nossos jogadores emprestados para Londres porque como é obvio não iriam jogar no 10º ou 11º escalão inglês. Agora o que me parece perfeitamente possivel é que se inicie um trabalho de apoio ao já de si bom trabalho que a filial está a fazer e que se arranjem condições para num futuro o mais próximo possivel o London e Benfica possa então sim competir num nível muitos mais elevado e que os jogadores que agora são emprestados a equipas de 2ªB e Vitalis em Portugal possam jogar juntos no London e Benfica. Outra coisa que primeiro o London e Benfica tem de fazer é arranjar um campo próprio uma vez que aquele onde joga não permite qualquer tipo de expansão.
Finalmente quanto há ideia de sermos o 5º clube Londrino nem em sonhos...Arsenal, Chelsea, West Ham,Tottenham, Fulham, QPR, Crystal Palace, Millwall, Charlton, Watford, Brentford, Leyton Orient, Dag & Red e Barnet são todos eles das igas profissionais e todos eles têm milhares de adeptos prórpios. Ainda assim e se tudo for bem planeado e com o apoio do Benfica será um projecto aliciante e com pernas para andar.


De José Esteves de Aguiar a 5 de Março de 2010 às 01:01
Caro Luís: obrigado pela sua participação e pelo importante contributo que nos trouxe com a sua experiência de vida em Londres. Se a bola de neve for posta em marcha, poderá vir a adquirir dimensões interessantes, obviamente sem pretensões a ombrear com os grandes de Inglaterra!
Um abraço.


De André Baptista a 3 de Março de 2010 às 20:16
Concordo com os comentários anteriores. A ser viável, é de facto uma ideia brilhante e inovadora, era do outro mundo ter um satélite em campeonatos profissionais e competitivos em Inglaterra, logo em Londres. Mas ponho outro cenário, mesmo que não vos faça muito sentido: Caso este clube atingisse proporções importantesta mesmo que quase impossiveis (como ser o 5º ou 6º clube em londres) até que ponto alguns dos jovens do clube não ficariam tentados a continuar a disputar aquele campeonato ou mesmo tentar dar o salto directamente para outro clube inglês de maior projecção? Provavelmente já é pensar demasiado à frente mas foi um pensamento que achei por bem partilhar...
Abraço... SLB


De José Esteves de Aguiar a 5 de Março de 2010 às 00:54
Caro André Baptista: é claro que uma idéia mais ou menos inovadora tem sempre que ser amadurecida, pesando-se os prós e os contras e o que refere é bem verdade. Mas sonhar é sempre bom e, por vezes, os sonhos transformam-se em realidade!
Um abraço.


De Anónimo a 3 de Março de 2010 às 20:09
como posso contactar o autor desta noticia??? poderei ajudar


De José Esteves de Aguiar a 4 de Março de 2010 às 18:17
Para me contactar, o melhor é colocar um comentário com os seus dados de contacto, comentário esse que eu, obviamente, não publicarei.
Um abraço.


De José Leal a 3 de Março de 2010 às 20:05
Um projecto bastante interessante.

Claro que depois de olhada a ideia inicial, é necessário observar mais cuidadosamente várias realidades. Entre elas:

a) quais os jogadores elegiveis pelo Benfica para serem cedidos
b) quantificar o efectivo input competitivo que essas ligas podem trazer
c) e claro, todas as questões burocraticas inerentes respeitando os interesses do Sport London e Benfica e Sport Lisboa e Benfica.

Como digo, a ideia em cima é interessante. Mas é necessário fazer uma análise séria para ver se as coisas têm pernas para andar ou não.


De José Esteves de Aguiar a 5 de Março de 2010 às 00:57
Caro José Leal: tal como referi num comentário acima, uma ideia como esta teria que ser bem amadurecida, mas nós Portugueses costumamos ser mestres na arte de desenrascar e improvisar, conseguindo bons resultados com recursos escassos...
Um abraço.


De Gonçalo Costa a 3 de Março de 2010 às 20:00
como posso contactar com o dono da noticia??


De José Esteves de Aguiar a 4 de Março de 2010 às 18:17
Para me contactar, o melhor é colocar um comentário com os seus dados de contacto, comentário esse que eu, obviamente, não publicarei.
Um abraço.


De rcoelho a 3 de Março de 2010 às 19:49
Boas tardes,

não é possível tem uma equipa B oficialmente reconhecida no estrangeiro, a questão da existência de uma equipa B no Benfica é um assunto que me interessa bastante e à pouco tempo li os regulamentos, por isso sei.

Falando das equipas B.

O nosso campeonato de juniores não é competitivo havendo um enorme diferencial entre o top3 (ou 4) e os restantes clubes de cada zona e por isso se justifica o facto do Benfica ter uma media de golos neste escalão superior a 3.

A equipa B obrigatoriamente a poder aceder à liga Vitalis ) seria a plataforma ideal para fazer a ponte da formação para o plantel sénior mesmo que passando no intermédio por um empréstimo a clubes da Liga Sagres.

Implica custos e a nossa situação financeira não é má, é péssima. Mas no longo prazo estou certo que nos traria benefícios económicos e desportivos.

O facto de dispormos de um canal televisivo que poderia transmitir livremente os jogos caseiros a realizar no Seixal, creio que este projecto seria também uma mola impulsionadora do projecto Benfica TV (sabendo da quantidade de adeptos que o Benfica tem e a forma como consomem futebol.

Em relação à Sport London e Benfica acho que poderia receber alguns jogadores por empréstimo mesmo sem as condições de uma equipa B, as ligas inferiores inglesas têm uma qualidade muito superior à nossa Vitalis e poderia ser um local excelente de evolução para os nossos jovens.

Não acredito que alguma vez no tempo esta equipa possa vir a estar no top5 britânico e já me dava por muito satisfeito se algum dia a visse na Division 1.

Fiquem bem.


De José Esteves de Aguiar a 5 de Março de 2010 às 01:05
Caro rcoelho: obrigado pelo seu contributo. Só uma pequena explicação - eu não tenho ilusões quanto a que o Sport London e Benfica pudesse vir a chegar ao top 5 britânico, nem sequer londrino, em tremos de potencial futebolístico, mas em número de adeptos talvez conseguíssemos chegar a números interessantes.
Um abraço.


De Francisco Andrade a 3 de Março de 2010 às 15:52
Parece-me que o Benfica é de longe o clube português melhor colocado para conseguir ter verdadeiras equipes satélites noutros campeonatos europeus bem competitivos (E poucos serão os clubes europeus que se poderão dar a este luxo). Para além do caso evidente do Sport London e Benfica - que me parece o exemplo mais adiantado --, poderia também referir a existência desde 2004 de uma equipe de futebol do Sport Paris e Benfica (mas com uma progressão bem mais modesta do que a sua congénere londrina).
Só que o futebol inglês tem aliciantes bem evidentes. E parece-me claro que, em termos de formação de jogadores e de rodagem (e de aproveitamento e desenvolvimento) dos jovens que saem dos escalões de formação, esta ideia pode ser bem interessante. E claro que se tornaria muito mais aliciante, para um jovem futebolista, jogar no Sport London e Benfica (continuando a vestir a Gloriosa camisola, embora noutro campeonato, mas numa liga competitiva) do que ter que jogar na 2ª Divisão B nacional.

Mas claro que haverá que analisar atentamente as condições locais, para saber se a ideia poderá ou não "ter pernas para andar". De todo o modo, parece-me que é uma ideia merecedora de reflexão dentro do universo benfiquista.

Estas ideias só revelam ainda com maior nítidez toda a grandeza ímpar do Glorioso SLB !

Saudações Benfiquistas
Francisco Andrade


De José Esteves de Aguiar a 3 de Março de 2010 às 17:21
Caro Francisco: muito obrigado pelas informações que tornaram possível este post.
Grande abraço Benfiquista!


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds