Segunda-feira, 1 de Fevereiro de 2010

Pedro Fonseca em 01/02/10 | comentar

As imagens do túnel da Luz no final do Benfica – Porto desta época, transmitidas ontem na SIC Notícias foram elucidativas. O jornal com fortes ligações ao fc porto vem dizer em capa que as imagens negam a manchete da “A Bola”, que há alguns meses divulgava que Helton, Fucile e Rodriguez tinham sido apanhados em cenas de agressões.

 

Permito-me discordar (aliás, nem sequer me debruço sobre a questão deontológico-jornalística de um jornal achar que é digno de manchete desmentir outro jornal). O que as imagens mostram é que os jogadores do fc porto usaram de premeditação para lançar a confusão e, depois, as agressões aos “stewards” na zona da entrada para os balneários do Estádio da Luz.
As imagens são muito esclarecedoras e convincentes. Desde logo, a atitude de Fernando, médio do fc porto, merece ser sublinhada e punida. O pontapé tipo kung fu à estrutura amovível que serve de protecção de árbitros e jogadores denota uma formação pouco condizente com o civismo de uma pessoa normal. Fernando tem de ser punido por aquele pontapé.
Depois, Hulk resolve fazer uma “espera” não aos jogadores do Benfica, não aos dirigentes do Benfica, não aos funcionários do Benfica, não ao “stewards (que estavam ali a menos de um metro e os quais o jogador do fc porto não interpela), mas sim ao trio de arbitragem.
Ou seja, Hulk tinha a intenção premeditada de agredir o trio de arbitragem. E nem mesmo o director de comunicação do fc porto, Rui Cerqueira, o conseguiu demover do intento. A confusão que se instalou, logo a seguir, após os jogadores do fc porto já terem recolhido ao balneário e terem sido ordenados a regressar ao “local do crime” pelo responsável da segurança do fc porto, Fernando oliveira, apenas teve como alvo bem definido o trio de arbitragem, comandado por Lucílio Batista.
Nessa confusão, que envolveu os “stewards” que quiseram proteger os árbitros do encontro, são visíveis agressões de Sapunaru e Hulk, para além de reacções menos próprias de Helton, Fucile e Rodriguez.
Afinal, a “A Bola” tinha razão. Agora pergunta-se: alguém viu alguma provocação?



17 comentários:
De Nuno Pimenta a 2 de Fevereiro de 2010 às 17:25
Ao senhores que alegam que os jogadores do fcp foram provocados, deixo apenas esta pergunta: o que terá a lona do tunel dito de tão grave ao jogador Fernando para ele pontapear o que não é dele? Resposta: provavelmente o mesmo que os stewards...ou seja...nada.


De António a 2 de Fevereiro de 2010 às 11:57
Realmente, com o acentuar da crise, a crescente mediatização até à exaustão de toda a actividade da sociedade, a aldeia global, está a tornar-se num big brother ou na violação da privacidade...

Já não basta a repetição exagerada de lances duvidosos, em todos os programas de debate/opinião sobre futebol, agora são imagens dos bastidores, videos, tuneis, you tube e muito mais...

Imagine-se agora a recombulesca novela que davam as gravações dos tuneis das Antas...

Nesses debates televisivos (temos que ver para crer e para criticar) tresanda odio e ironia contra o Benfica, burburim e sinismo, de facto é preciso ter um grande estofo e estomago para enfrentar os homens cdarregados de fúria e complexos do FCP do norte...

Quanto às imagens elas são esclarecedoras, mas como são cortadas e comnpassadas (dizem os aguiares e os monteiros), era preciso igualmente ouvir se as bocas dos Stwarts eram provocatórias ao ponto de serem pontapeados e esmurrados ou se os empurrões foram demasiado hostis, talvez o audio, um dia seja publicado no Youtube...

Isto mais parece a arena do Nero, onde todos julgam, comentam intenções, discutem lances, cada um com a sua convicção, realmente é tal e qual uma luta de pugilismo, onde contam todos os gritos de guerra, nuances de fraqueza, mas principalmente contam uma rectaguarda sólida e uma moral a toda a prova...

Contra tudo e todos a nossa arma tem que ser a vitória contra o Leiria, Setúbal,... no campeonato, isso é que realmente irá ser a bitola do alcance do nosso caracter, história, mística e dimensão... a reparação da nossa auto-estima e o sustento do nosso crescimento, do nosso ego e da nossa ilusão...

FORÇA BENFICA!

António
bem-me-quer-benfica.blogspot.com


De laranjeiras a 1 de Fevereiro de 2010 às 22:21
Eu interrogo-me:
- quando estes comportamentos medievais acontecem na Luz, o que não acontecerá nas Antas ?
- que tranquilidade podem ter as equipas de arbitragem nos cadafalsos das Antas ?
- que verdade desportiva podemos ter ao longo destes 25, 30 anos , ?
Sou um Portuense envergonhado.


De Observador a 2 de Fevereiro de 2010 às 15:27
Caro Sr. Laranjeiras. Desculpe a sinceridade, mas daquilo que o senhor devia ter vergonha era do teor do seu comentário.


De Sintetisás-te a coisa de forma Gloriosa a 2 de Fevereiro de 2010 às 18:09
A sinceridade fica bem a toda a gente e a si também, mas a seriedade não lhe deveria ficar a trás. Não nada de especial no comentário do senhor, ele sente-se envergonhado. Quem deveria sentir-se muito mais e´o senhor que sabe que anda a ser enganado, desinformado pelos responsáveis do seu clube há décadas. O mais incrível é que sabe, "penteia pró lado" e não se sente desconfortável por um passado pouco abonatório dos "seus dirigentes. Os burros também são observadores, vêem tudo, então há uns outros seres (os "donos") que lhes põem umas palas para a visão ser limitada e só se preocupar com o que lhes interessa, aos "donos".
Infelizmente Sr. Observador parece ser também o seu caso, sublinho parece.


De Bruno Lourenço a 3 de Fevereiro de 2010 às 10:54
devia ter vergonha porque??? se o homem é Portuense e vê o nome da sua terra constantemente ligada a corrupção e actos mafiosos violentos, o que diferente poderia sentir? Eu realmente acho que os Portuenses não mereciam um clube da terra que arraste o nome da cidade na LAMA. Graças a Deus os Portuenses ainda tem o SLB para poderem ver futebol sem se sentir uns bandidos. Sim, Porque como dizia a minha a avó, tanto bandido é o que rouba como os que ficam a vigiar, que é precisamente o que acontece com os adeptos do focúlporto.


De cremilde cabau a 1 de Fevereiro de 2010 às 19:04
Quando a razão não existe, só existe uma forma de camuflar as verdades.
E a forma que o tal, péssimo, observador arrajou foi agarrar-se à desconversação e mudança de assunto! Pudera, o que está em causa é demasiado evidente e nada favorável ao clube corrupto por quem nutre simpatia... Mas já agora, Sr. Observador, diga-nos quantos milhões pagámos todos, para que o Sr. Fernando Gomes ex-presidente da CMP favorecesse o seu clube de bairro?
Quanto ao post, as imagens são inequívocas e ninguém de boa fé poderá interpretá-las doutra forma, que não seja a arruaça de quem ainda pensa que os tempos não mudaram...
Quanto a provocações, se as houve, ninguém viu nem ouviu.
Mas se é essa a defesa do fcp pergunto:
- Que aconteceria se nós Benfiquistas, respondessemos às provocações da Sra. Carolina Salgado quando se juntou à claque ofendendo o presidente do Benfica? Imaginem quantos ficariam vivos!!!
- E se nós, Benfiquistas, respondessemos às contínuas provocações vindas dos diversos estádios em que mesmo na ausência do nosso clube, se grita "SLB, filhos da p..."
Certamente já não existiria cá nenhum deles e não só, lagartos incluídos, para contar como foi!

O velho perdeu o total comando (ainda tem algum) o que equivale a dizer que perdeu o tino. E o seu estado avançado de senilidade também já provocando estas patetices.

Saudações Benfiquistas
CCabau



De Observador a 2 de Fevereiro de 2010 às 15:45
Cara D. Cremilde. Respeitosamente , permito-me sugerir-lhe que acompanhe o Sr. Laranjeiras no sentimento que tanto o atormenta. Permito-me, também, recordar-lhe que não deve tratar mal a D. Carolina Salgado, dada a qualidade de insigne benfiquista que presentemente essa senhora ostenta, atentos os altos serviços por ela prestados ao dito "glorioso". É uma benfiquista-nova , ela , que de cristã, velha ou nova, não tem nada. Por favor transmita ao Sr. Laranjeiras que não vale a pena ficar corado. Respeitosos cumprimentos.


De Rui Pereira a 3 de Fevereiro de 2010 às 08:19
"... ela, que de cristã, velha ou nova, não tem nada."

Então, mas não foi levada a conhecer o Papa?
Pensei que fosse um poço de virtudes.
Ah pois! Era cheia de qualidades, mas era no tempo em que estava amancebada com o metanoso conselheiro. Agora já não passa de uma vaca qualquer.


De Observador a 1 de Fevereiro de 2010 às 15:42
Caro Sr. Pedro Fonseca. Gostaria que o senhor, que é pessoa muito bem informada, explicasse porque razão, quer a SIC, quer a Bola, quer os demais orgãos de comunicação da dita "verdade desportiva", não esclarecem os portugueses (contribuintes) acerca dos cerca de 67,5 milhões de Euros do erário público que, indevidamente, a C. M. de Lisboa terá feito canalizar para os cofres do dito "glorioso". Será que o Sr. Rui Santos vai recolher assinaturas para denunciar este tipo de comportamentos promíscuos entre o futebol e as autarquias? Ou só a norte( p.e . Felgueiras) é que essas situações são pecaminosas? Esse senhor também foi a correr arranjar uma vaga para pegar no andor, e é vê-lo a "trabalhar" em grande ritmo, batendo em produtividade gente trabalhadora com os Delgado, Guerra, etc. Com gente como esta, o futuro do futebol está garantido. Cumprimentos.


De Pastor a 1 de Fevereiro de 2010 às 15:56
Estimado Observador,

Parece-me que os tais 65 milhões serão o equivalente aos 88 milhões de apoios indirectos, e do erário público, que a CM Porto terá feito canalizar (terá feito canalizar não, canalizou, pois o Tribunal de Contas confirmou) para os cofres do ... (veja lá se adivinha?).


De OBSERVADOR ATENTO a 1 de Fevereiro de 2010 às 16:12
Caro observador,

Não está atento. É bom analisar primeiro a preciosa ajuda da CÂMARA do porto durante décadas. Caro Observador, pouco atento, a resposta que quer deve solicitá-la à CML, não se esquecendo de, antes disso, passar pela CMP (mandatos anteriores a Rui Rio) para oxigenar os neurónios. Meu caro amigo, custa muito o maior clube português regressar ao seu lugar natural, mas é a vida. O BENFICA não tem culpa de ser tão grande e causar tanta inveja. Falar em andor dá vontade de rir, provindo de um clube punido disciplinarmente por tentativas de controlo da arbitragem. O senhor observador pouco atento quer comparar os prestigiados jornalistas Delgado e Guerra com Reinaldos e pc (sim o do APITO DOURADO).
O seu clube regional do douro devolve
Kléber e Fernando Gomes demite-se. À última hora "inventam" o chumbo no exame médico. Onde está a organização? É tudo fácil quando se ganha com os árbitros, mas ao contrário, nem ponta de ironia se respira em Cedoifeita. Bem feito !!!!!!


De Anónimo a 3 de Fevereiro de 2010 às 00:08
o balão inchado
acaba por rebentar
quando ao real teto de arame farpado
vai até Maio parar...


e mais não digo!!!


De Zelxandre a 1 de Fevereiro de 2010 às 16:37
http://oantitripa.blogspot.com/2010/01/ah-epul-e-tal.html


De goodnight a 1 de Fevereiro de 2010 às 17:17
Eu ia responder, mas a resposta já foi dada, e bem, parece-me é um pouco estranho este tipo de comentário que nada tem a ver com o teor do "post". Claro, como poderia ter, é à boa maneira destes Srs. tentar tapar umas coisas com as outras, o problema é quando vão buscar essa dita "areia" que mais manchada está do que a original, e acabam por cair no ridículo.


De Visitante a 2 de Fevereiro de 2010 às 22:28
Gosto de visitar alguns sites relacionados com o Benfica, e venho aqui ( poucas vezes confesso ) para saber o que se diz pela blogosfera benfiquista.
E sempre que venho aqui dou de caras com vários casos ( na minha opinião doentios ) de comentadores que não sendo do Benfica aqui vem quase todos os dias e que fazem questão em participar na discussão que os vários posts vão levantando...
E cá temos um "Observador", desde logo um nome pomposo, de certeza escolhido com a ideia de marcar uma superioridade em relação a esta gente do Benfica, coisa aliás normal neste tipo de gente...
E é apartir daqui que se começa logo a perceber a doença que esta gente sofre...
Porquê? Eu explico...
Desde logo porque seguem um padrão comum...
Ou seja, mais do que serem portistas ou sportinguistas, são acima de tudo anti benfiquistas...
O que move esta doente gente não são os seus clubes, mas sim o Benfica...
Quase que garantia que gastam mais tempo a falar do Benfica do que dos seus próprios clubes...
Aliás, acham que sabem mais sobre o Benfica do que sobre os seus clubes, e é por isso que vejo muitas vezes, falarem de coisas que qualquer pessoa mais esclarecida e informada (principalmente no que refere à Historia dos clubes)percebe logo que não fazem a mínima ideia do que estão a dizer...
Depois sofrem de um qualquer complexo de superioridade, que ainda não percebi muito bem qual deles é, pois julgam-se mais espertos e inteligentes que todos os outros ( aqui leia-se Benfiquistas ), quando realmente não o são.
Bem sei que isso não passa apenas de um reflexo da sua doença, do tal complexo de que falava atrás...
Isto de dar tempo de antena a tudo e a todos dá nisto... É um bocado como aqueles forums televisivos onde toda a gente entra em directo, e onde no final desses foruns só se aproveitam 5 ou 10% de uma hora de programa...
Como só aqui venho raramente, digo-lhe desde já para não perder o seu tempo a responder, porque a sua resposta será previsível e será quase de certeza ignorada ( não lida )...
Para finalizar deixe-me dizer-lhe uma coisa, pelo teor deste seu comentário, já vi que sabe tanto de promíscuidade entre futebol, política,jornalismo, etç. como eu de Biologia Marinha...
Se soubesse mesmo...
Mas como atrás disse, aqui pode-se passar por quem não se é, aqui pode-se ter sempre que se quiser os famosos 5 minutos de "fama"...
Pois aqui estão eles parabéns...
As suas melhoras...


De Dylan a 3 de Fevereiro de 2010 às 10:03
Já agora, aproveite, e questione-se sobre as derrapagens financeiras da Casa da Música, do alargamento do Aeroporto Francisco Sá Carneiro e do Metro do Porto. Os contribuintes portugueses também agradecem essa informação...
Mas quando existem Centro de Estágios oferecidos de mão beijada por Câmaras Municipais a clubes de "fruta", e por consequência, à custa do erário público, o pseudo-observador fica sem a costumeira "cagança"!


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds