Segunda-feira, 2 de Novembro de 2009

Pedro Fonseca em 02/11/09 | comentar

Os dois posts que me antecedem praticamente esgotam o assunto que eu tinha para tratar. O jantar de sexta-feira, comemorativo dos mais de 500 mil benfiquistas depois que este blogue já recebeu, foi exemplarmente divulgado pelo meu amigo e companheiro Miguel Álvares Ribeiro. O jogo SC Braga – SL Benfica, de sábado passado, foi eloquentemente analisado pelo meu amigo e companheiro Raul Lopes.

 

Fico, assim, sem matéria. Não fossem as notícias publicadas nos jornais de hoje e não sabia que escrever. O que dizem as tais notícias? Coisa pouca: Cardozo e Ramires agredidos no túnel do SC Braga.
Isso faz-me recuar ao que vi nas imagens televisivas. Vi, todo o país viu, Cardozo a ser barbaramente agredido por dois jogadores do Braga, entre eles Mossoró. O árbitro Jorge Sousa resolveu expulsar Cardozo, por razões ainda por explicar.
Como por explicar estão, ainda, diversas atitudes do árbitro do Porto. Porque não mostrou o segundo amarelo a João Pereira, depois do defesa do Braga ter carregado Di Maria sobre o risco da grande área? Porque não assinalou grande penalidade contra o Braga, quando um jogador bracarense jogou a bola com a mão dentro da grande área bracarense? Porque invalidou o golo ao Benfica, numa atitude que pressupõe premeditação, sem que nenhum observador objectivo possa descortinar o que quer que seja?
Jorge Sousa influenciou o resultado do SC Braga – Benfica. Pior do que isso: o árbitro da AFP foi nomeado para este jogo baseado num critério de duplicidade de intenções. Confusos? Passo a explicar: se o Benfica fosse muito melhor, Sousa tinha a capacidade para disfarçar quaisquer intenções malévolas. Se o Benfica fosse menos “performante”, Jorge Sousa faria valer o seu voto de qualidade.
Foi isso que aconteceu. O SC Braga entrou forte, surpreendendo o Benfica. Inteligentemente, apostou em tirar partido da menor adaptação de Fábio Coentrão a lateral-esquerdo. Marcou cedo e tentou gerir a vantagem. O Benfica tomou conta do jogo.
Não é impunemente que se dá uma goleada em cantos, em ataques e em posse de bola. O árbitro Jorge Sousa resolveu equilibrar a contenda. Invalidou um golo legal ao Benfica. Expulsou Cardozo sem que se saiba porquê. E, como atrás referimos, usou de uma dualidade de critérios gritante em prejuízo do Benfica.
Nós já sabíamos que temos de jogar o dobro para ganhar. Mas, dois jogos seguidos com arbitragens encomendadas para nos prejudicar é dose. O que vale é que é preciso mais, muito mais, para nos afastarem do título.
A página negra do futebol português está, definitivamente, voltada. Só os cegos ou os ignorantes é que não percebem. O que se passou em Braga é um dos últimos estertores de um “polvo” ferido de morte. Para bem do futebol português.

Post-Scriptum: JE Bettencourt tem um problema de bipolaridade. Há dias criticou o "Stars Fund" do Benfica, no fim-de-semana, elogiou a gestão do Benfica. Com uma liderança assim. não admira que o sporting ande sem rei nem roque.




16 comentários:
De Dylan a 5 de Novembro de 2009 às 00:41
"O regresso do túnel da vergonha"

O País entrou em êxtase com a derrota do Benfica em Braga, a contar para o campeonato nacional de futebol. O País? Não, talvez os adeptos do 2º maior clube nacional: os anti-benfiquistas. Sei que 200.000 sócios devem fazer doer a cabeça a muito boa gente e reduzem alguns à sua pequenez, mas não sabia que na cidade dos Arcebispos se tomavam as dores dos outros. Os caciques do futebol nacional que se cuidem: a mística encarnada que enche estádios está de volta, pronta a triturar esta espécie de aspirantes a papas que fazem do desporto uma guerra e que criam ambientes de inspiração siciliana. Quero acreditar que o apito tendencioso calar-se-á, quando for exposto no exterior e cair no ridículo. Com ele, os lacaios de serviço espalhados pelas diversas áreas da sociedade, agudizarão a caminho do exílio. Portanto, rejubilem enquanto podem...




De norte vermelho a 3 de Novembro de 2009 às 14:03
o problema desta merda toda sabe o que é amigo ??'

é que se o que se passou em braga fosse na luz e o benfica ganha se da maneira que ganhou o braga com um ladrao a arbitrar com agressoes e provocaçoes etc era o fim do mundo e o braga tinha sido roubadissimo e tinha feito um grande jogo etc

assim fomos roubados nao jogamos nada e ninguem diz nada .
é tao simples quanto isto


foda se só eu é que vi que o arbitro começou a condicionar o benfica com amarelos logo ao minuto 7 por coincidencia num lateral adaptado e depois foi por la foraa distribuir cartoes (javi garcia ,david luiz etc) o j pereira deu um pisao na primeira parte era expulso ai com vermelho directo mas o ladrao nao viu e no inicio da segunda viu uma falta para claro amarelo mas esqueceu se do cartao ,mas quando foi o coentrao logo no inicio do jogo e numa falta muito menos merecedora de amarelo espetou lhe logo com o amarelo aos 7 minutos ..

ja nem vou falar do golo anulado das maos que para ele nenhuma foi e á uma que acho que é penalty claro atendendo ao que tenho visto (penalty contra o benfica na luz de david luiz etc)

aquilo foi uma roubalheira eu vi mais ninguem viu???
a comunicaçao social nao fala???
nao analisa os criterios do arbitro em relaçao aos amarelos ?
a expulsao perdoada duas vezes??
o penalty?

foda se para esta merda ainda hoje estou com um mau humor quando me falam de futebol que só me apetece é arrasar alguem que me diga que o benfica nao foi roubado em braga sim roubado prejudicado é uma coisa roubar é outra .

eu vejo futebol á mais de dez anos nao perco um jogo do benfica e vejo futebol internacional e aquela dualidade de criterios em relaçao aos amarelos o ajuizamento dos lances com a mao sempre para o mesmo lado etc dá para perceber perfeitamente que nao foram enganos ou nem incompetencia FOI MESMO UM ROUBO

e assim vai o futebol portugues e assim vao tirando força ao benfica e aniquilandoo de ano para ano

só quando um arbitro for morto isto vai parar

ainda estou doente com a merda do jogo de braga e o que mais odio me faz ainda é a conivencia da cs nem o jornal a bola faz o relato dos acontecimentos como deve ser .................

a melhor noticia para mim ainda hoje seria a morte de jorge sousa e se possivel de pinto da costa tambem

peço desculpa pelas barbaridades que disse e alguma linguagem grosseira mas eu nao posso com isto sinto me revoltado ano apos ano as situçoes repetem se e nada se passa


De Anónimo a 3 de Novembro de 2009 às 11:07
Não tem noticias ?.Sporting campeão nacional de juniores 2008-2009.Afinal as habilidades do Presidente do Conselho de Disciplina da Federação não deram resultado.Esse conhecido benfiquista que tenha vergonha na cara e se vá embora porque afinal Justiça não deve rimar com Vigarista.


De Yur@n a 3 de Novembro de 2009 às 09:45
Nada de estranho vindo de um ex "super dragões", e que habitualmente em vésperas dos jogos do Benfica que vai arbitrar, recebe a visita dos ditos.

Mais soube de várias fontes que o mesmo tem um ódio de morte ao Benfica, e citando o mesmo "só não F*** o Benfica se não puder...".


De Foot-Blogs a 3 de Novembro de 2009 às 09:32
Olá

Podemos fazer uma troca de links?

Já tenho este blog no meu site.



O Link é o seguinte:

http://www.foot-blogs.com/benfica.asp



Este site pretende fazer uma lista sobre os melhores blogs sobre o benfica...

A Pontuação de cada blog é a soma do tráfego (numero de visitas), do nosso site para este blog... e deste blog para o nosso site.

Abraço


De laranjeiras a 3 de Novembro de 2009 às 00:23
....................
Antes que se estabeleça que tudo é possível fazer, até massacrar, aos artistas indefesos do SLB, que tanto fizeram subir as audiências a um espectáculo quase moribundo.
O jogo já passou, e redunda que foi falseado pelo Sousa. O que não passou, nem pode passar, é o direito à honra, o direito ao respeito e consideração, o direito à integridade física.
Vasconcelos, e outros comentadores, têm oportunidade de mostrar serviço pedindo a análise e o respectivo julgamento ao CD da Liga das agressões em causa. Se o não fizerem prejudicam, séria e conscientemente, o clube que dizem defender e amar. Tanto ou mais que o Sousa. Por isso……..
O JORGE SOUSA NÃO PRESTA.
Ouvi comentários de gente adversa, são quase todos, dizendo ser incompreensível esta atitude do Sousa, embora tão meigos e tão suaves que mais pareciam um passar de mão pelo pêlo. Como convém. Quando se não quer por em risco o pilim com que se vai vegetando numa vidinha hipócrita e cobarde, mas que garante a renda do T-2. Tal como faz o Sousa. Por isso…….
O JORGE SOUSA NÃO PRESTA.
Hoje, em Portugal, são os jogos do SLB os que têm mais qualidade, melhor futebol, mais espectáculo. O resto é um confrangedor tédio. Permitir e pactuar que passe impune a esperteza saloia da provocação e da agressão é um péssimo serviço para o já tão débil espectáculo do nosso futebol. Infelizmente, esta vem sendo a principal “virtude” que o “sexta-feira” vem acrescentando ao futebol do seu time, já que foi bem absorvida do seu tempo no clube corrupto.
Acresce que é esta a altura que pensam ser apropriada, quer pela proximidade de jogos importantes, quer pela sobrecarga competitiva que se avizinha, para embuçar a sórdida investida com que julgam poder corroer a nossa confiança e motivação.
Que fique claro. Não estou desiludido nem apreensivo. Apenas consciente, de que será mais moroso o reconhecimento, e mais trabalhosa a materialização da superioridade demonstrada. Ainda assim, aviltada de forma torpe, imbecil e rameira. Por isso……
O JORGE SOUSA NÃO PRESTA.


De laranjeiras a 3 de Novembro de 2009 às 00:21
E O Burro Sou Eu?
Que fique claro. Não estou desiludido nem apreensivo. Apenas consciente de que será mais moroso o reconhecimento, e mais trabalhosa a materialização da superioridade demonstrada. Ainda assim, aviltada de forma torpe, imbecil e rameira.
Já me começo a questionar se o Sr. Sousa passou e passa (passará) pelo consultório sentimental do Sr. Jorge, assaz afluído por outros confrades de profissão. Tão repetidas, alinhadas e consequentes tem sido as suas desajustadas singularidades, sempre direccionadas …...
O Sousa é pessoa reles, e por isso não pode ser um bom intérprete. Nem sei se é “prepotente para baixo e servil para cima”. Sei que não presta, e sei que desmerece e desonra quem nele confi(ou)a.
O jogo entre o SCB-SLB tinha tudo para ser um bom espectáculo. E foi.
Mas como seria se o Sr. Sousa nele não tivesse interferido de forme tão directa, manhosa e parcial? Não sabemos. E nunca se saberá. O que sabemos é que uma equipa concretizou por duas vezes, e a outra foi impedida de o fazer por uma, duas, ou três. Que espectáculo teríamos se o Sr. Sousa gostasse de futebol? Gostasse do golo, gostasse do espectáculo. Favorecesse a arte e obstaculizasse a arruaça. Teríamos um espectáculo de 3 a 3, ou de 4 a 4, ou de 4 a 5, ou de 5 a 4? É esta incógnita que nos leva à bola, e não a do Sousa. Por isso……….
O JORGE SOUSA NÃO PRESTA.
O Sr. Sousa anulou, sim anulou, um golo limpo a Luisão. A jogada concretizou-se, e a bola entrou na baliza de Eduardo com todos os jogadores empenhados no respectivo lance. Não interessa se soprou antes ou depois de a bola beijar o barbante, porque soprou erradamente. Foi o 1 a 1 que não é, e assim debochou todo o resto da partida! O Sousa especializou-se em anular golos em foras de jogo inexistentes e na não marcação de penáltis desde que isso favoreça, ainda que de forma (in)directa, o clube do consultório. É recorrente. Por isso……..
O JORGE SOUSA NÃO PRESTA.
R.M., no trio de ataque, pediu, ordenou, “mensageou”, e o moço de recados condescendeu. Vasconcelos não percebeu, V. não percebe. R.M. manda, decide, julga e condena, conduz o programa e V. não percebe. Não percebe que passa 80% do programa a falar de casos (?) dos jogos do SLB, 10% sobre os do SCP, 5% dos adversários do FCP e 5% de baboseiras. Não percebe que assim não falam, desprezam, encobrem, desvalorizam, escondem, as agressões quer do Burro Alves quer do Foice Fucile. Por outro lado enfatizam ódios e amores, verdades e mentiras, fanáticas.
O sr. Sousa decretou o fim dos golos em lances de livre de canto, e outros, em idênticas circunstâncias!? É que em todo este tipo de jogadas há agarrações e puxões bem mais graves e interferentes do que o eventual puxão do caso em apreço, precedido de cotovelo no pescoço de Cardozo. Estão disponíveis vários vídeos deste lance na Internet, até da sportv, ( imagine-se), bem como das agressões de que Cardoso foi vítima à entrada do túnel, no fim da primeira parte.
Impõe-se repor a verdade, ainda que parcial, e fazer justiça aos agredidos. Porque foram iludidas, a verdade e a justiça. Por isso ………..
O JORGE SOUSA NÃO PRESTA.


De António a 2 de Novembro de 2009 às 23:40
Estou genéricamente de acordo com a sua exposição, vivendo a norte terá, concerteza uma visão priveligiada ou mais centralizada sobre estes extensos tentáculos que, directa ou moralmente enredaram e desvirtuaram o futebol português...

Os tempos são efectivamente de mudança, claro que só conseguiremos exorcizar todos estes receios e frustrações quando conseguirmos ganhar novamente o título, mas o caminho desta época está a ser bem trilhado, com vitórias concludentes e futebol bem jogado, mas não podemos embandeirar em arco, temos que seguir com os pés assentes, com humildade e determinação...

Se nós continuarmos nesta senda, não só retiramos a força aos homens do apito como aos nossos adversários mais directos (o Sporting já nem é preciso, eles próprios estão a debater problemas existenciais), o Porto já se ressentiu no último jogo, não teve tanta acutilância, nem convicção...

Para terminar, gostaria de lhe dar uma palavra amiga e de força pelo seu exclente desempenho no debate de tv desportivo, pelo qual, passei uns minutos neste dia, continue com a sua postura, paixão e clarividência, a defender o SLB na parte norte de POrtugal...

Um abraço!
http://bem-me-quer-benfica.blogspot.com/


De pinto_vermelho a 2 de Novembro de 2009 às 23:36
De acordo com o post.

Levanto apenas duas questões.

1 - O primeiro golo do Braga, para mim e na TV, foi facilidado pelo Quim, organizou a barreira e colocou-se para bola ao primeiro post. Errou pois ninguem defendeu o 2º poste. Já soube, via um video, afinal estava lá alguem (Javi) (?) e foi empurrado lá para dentro e impedido de interceptar a bola.
É curioso que ninguem tenha falado sobre a possibilidade, mas sim e só no merito de Hugo.

2 - Acho que o atropelamento a Ramires quase no final do jogo, foi penalti. Se no de Saviola dizem que não houve contacto, neste o Ramires saiu disparado pelo atropelamento que sofreu e o impediu de rematar só com o GR pela frente.


De "O Angolano" a 2 de Novembro de 2009 às 22:49
Comentei este post. Porque não publicaram?


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds