Terça-feira, 22 de Setembro de 2009

José Esteves de Aguiar em 22/09/09 | comentar

 
Na quinta-feira passada voltei a assistir ao vivo a um jogo do Benfica, na nossa Catedral.
 
Fruto, sem dúvida, das boas exibições com que o nosso clube nos tem presenteado, tenho ido com muito mais frequência ao estádio. Desde o início da pré-época este é já o quarto jogo a que tenho o prazer de assistir ao vivo, apesar dos 300 quilómetros de distância que separam o Porto de Lisboa.
 
Dou por bem empregue o tempo, a despesa e o cansaço que estas deslocações implicam, porque vejo no nosso estádio uma equipa que luta até ao último apito do árbitro pelo melhor resultado possível.
 
O que não consigo perceber é a motivação de adeptos (?) do Benfica que vão ao estádio só para dizerem mal, assobiarem e gritarem impropérios contra os jogadores da nossa própria equipa!
 
Mesmo numa época como a que iniciámos há pouco tempo e que está a correr-nos de feição, não há vez que eu vá ao estádio que não assista ao espectáculo deplorável de ver pessoas nas bancadas, equipadas com camisolas do Benfica e a dizerem mal dos nossos jogadores. O fenómeno é de tal forma absurdo, que até dá para pensar se não serão “infiltrados” para desestabilizar.
 
Já no jogo de apresentação, contra o Atlético de Madrid – primeiro jogo do novo Benfica perante o seu público – bastava que um passe fosse falhado, para logo se ouvirem algumas “bocas” e assobios.
 
Na passada quinta-feira, durante o jogo contra o Bate Borisova, perto do local onde me encontrava, o alvo da fúria de um adepto (?) era – como muitas vezes sucede – o Nuno Gomes.
 
De cada vez que ele tocava na bola, choviam insultos de quem, supostamente, deveria estar lá para apoiar a nossa equipa e os nossos jogadores.
 
Quando, já farto de ouvir aquele chorrilho, lhe perguntei porque não se calava, ficou ainda mais “bravo”.
 
O jogo prosseguia e o Nuno Gomes deu um golo a marcar ao Cardozo, que falhou o pontapé de forma desastrada. A culpa, pois claro, foi do Nuno Gomes!
 
Logo a seguir, o nosso avançado parou a bola no peito e rematou para fazer o primeiro golo. Finalmente, o “protestador profissional” calou-se durante alguns minutos, ficando mesmo com ar abalado quando o Nuno Gomes fez um grande passe para o Cardozo e este marcou o segundo golo.
 
Quando lhe perguntei se ainda mantinha a mesma ideia, é que percebi que quase toda a gente que estava à volta dele se sentia incomodada, mas que ninguém dizia nada, para não se aborrecer. Várias pessoas me disseram, inclusive “ainda bem que aparece alguém a mandá-lo calar”.
 
Em todos os jogos do Benfica há sempre alguns “velhos do Restelo”, que fazem questão de mostrar o lado mais miserabilista da índole humana.
 
A esses, sem entrar em polémicas excessivas, há que perguntar-lhes: porque não te calas?
 
 
 
 



18 comentários:
De Anónimo a 25 de Setembro de 2009 às 16:42
José Esteves,

Eu já assisti ao mesmo (e assisto). A coisa é de tal maneira, que eu vou trocar o meu lugar cativo para outro sector, pois estou farto de aturar certas e determinadas criaturas (são sempre os mesmos, como é óbvio).

Saudações !


De André a 24 de Setembro de 2009 às 22:00
É verdade sim senhor, no jogo com o Marítimo já me estava a passar com um homem que estava só a dizer mal da equipa. Só não disse nada por respeito às outras pessoas, que foram ao Estádio para ver futebol e não peixeirada. Por vezes pergunto-me o porquê desta gente ir ao Estádio só para ofender os jogadores. Se querem descarregar as frustrações do dia-a-dia que o façam noutro sítio. Infelizmente é assim que muita gente vê o futebol; como um escape aos problemas do dia-a-dia.


De Barba azul a 24 de Setembro de 2009 às 11:57
Caro Zé

Não se preocupe, não é um fenómeno exclusivo do Benfica, também temos no Dragão o nosso contigente equivalente de "massa assobiativa", de onde se destacam alguns alarves no género do que descreveu.
Suponho que existam em todas as equipas e divisões.

Agora, nunca me ocorreu suspeitar que fossem elementos dalguma 5ª coluna, com função desmoralizadora! Mas tento por-me no seu lugar, e suponho que se também tivesse crescido a ouvir histórias do papão azul e branco que vem buscar os meninos benfiquistas que não comem a sopa toda ou acordasse de noite com pesadelos com o terrível polvo azul cujos tentáculos chegam a todo lado, também poderia ser dado a olhar para o assobiador do lado desconfiando se por dentro não estaria um monstruoso alien portista!

Buuuuuu!!!!


De Nelson Vicente a 23 de Setembro de 2009 às 11:16
Boas Zé,

O teu post foca um fenómeno social muito interessante. Esse não é um problema exclusivo do Benfica. No Sporting também se vê várias vezes esse tipo de atitudes. Devo confessar que infelizmente para os clubes de Lisboa, o único clube onde isso não se vê, é no Porto. E isso não acontece porque não existe esse receio de represália por parte do energúmero . São de facto adeptos mais unidos. Adeptos, se quisermos, mais aptos para a "peixeirada"... e, se for caso disso, adeptos mais pré-dispostos a passar a vias de facto.

Esta, é para mim, a parte mais idiota do adepto! Os adeptos têm de entender que não vão só assistir a um espectáculo , vão fazer parte dele. Cabe ao bom senso de cada um, determinar se o faz de forma positiva ou negativa.

Ou seja, ou temos um contributo de incentivo, ou de destabilização! E como bem sabemos, o negativo tem tendência a ser contagioso. O jogador que entra mal, de certeza que não melhora com insultos e assobios. O treinador que não está a ter resultados, estes, dificilmente melhoram com lençóis brancos e assobios...

Não à nada a fazer. As pessoas pagam bilhete. E o facto de vivermos num país democrata permite a cada individuo que faça uso do direito que lhe assiste.

É um desabafo das sua frustrações pessoais? É provavel!
É uma estupidez desgarrada pagar para gritar? Também!
É bonito? É claro que não!
É a cultura Portuguesa? Em grande parte...

É o futebol, com todas as suas virtudes e defeitos que o caracterizam neste país à beira mar.


De Natálio Santos a 23 de Setembro de 2009 às 04:05
Meus amigos todos a enviar e mails para a sic e o dia seguinte e perguntar como é que podem ter um individuo a comentar futebol que acha que as leis não são para cumprir e a exigir que o ponham de lá para fora, se formos milhares a fazer isto de certeza que terão de fazer algo, eu já enviei...
«Lei? Mas qual Lei? Agora o futebol tem Leis?»

Acho que depois de um certo comentador no programa e que até (pasme-se) já foi presidente de liga ter dito esta frase, esse sr não se pode sentar mais neste programa, pois ficou provado (e sem escutas ) que é mais um que sempre fez parte e ainda continua a fazer do famoso sistema...!!!
Espero ansiosamente para ver que atitude vai ter o vosso canal de televisão perante o assumir claramente desse sr de que as leis do futebol não interessam nem contam para nada, perante milhões de pessoas, ou então se o vosso canal vai pactuar com este tipo de comportamento batoteiro e mafioso...!!!
ENVIEM ,NÃO DEIXEM ESTES ATAQUES PASSAREM IMPUNES!!! BENFIQUISTAS
A NOSSA PASSIVIDADE É A FORÇA DOS CORRUPTOS !!!


De Observador a 25 de Setembro de 2009 às 00:09
Caro senhor.

Não se zangue. Afinal, até o Jorge Sousa já é vosso amigo. E quanto à SIC, deixe isso a cargo do vosso presidente, que tem acesso ao estúdio mesmo sem ser convidado. Vocês mandam neste País, e o resultado está à vista.


De Natálio Santos a 25 de Setembro de 2009 às 12:45
não somos nós que temos a nossa miserável justiça a soldo de presidentes corruptos...!!!


De João Figueiredo a 23 de Setembro de 2009 às 01:35
Caro José Esteves de Aguiar,

Não querendo ofender ninguém, chama-se a isso ignorância...

O seu texto e as declarações dos jogadores e equipa técnica após o jogo de Leiria (onde ressalvaram o apoio do público) fizeram relembrar um acontecimento protagonizado por mim à dois anos (salvo erro), num Benfica vs. Porto (derrota por 0-1, golo de Quaresma), no Estádio da Luz, em que, após o SLB ter encaixado o golo, eu comecei a gritar pelo SLB e a tentar que o resto do público, à volta, me acompanhasse, como forma a incentivar a equipa a levantar a cabeça. Cheguei mesmo a levantar-me e virar-me para o público a incentivá-los para me acompanhar. Em vão.

Isto para ressalvar que quando, se é para ir ao estádio, pelo menos que se vá para apoiar. Caso contrário, não sei para que é que se paga bilhete. Depois, e tal como destacou Jesus (claro, também com a intenção de elevar, ainda mais, esta onda de euforia encarnada) o público tem um papel importante no apoio à equipa e também de criar "medo" aos adversários. Nesse jogo com o Porto, posso ter feito "figura de imbecil", mas, naquela altura, achei que era importante que a equipa recebesse o apoio de nós, adeptos.

PS - o Nuno Gomes será para sempre um jogador incompreendido, pelos benfiquistas e pelos portugueses. E mais uma vez reforço, ignorância...


De opersidentedajunta a 23 de Setembro de 2009 às 14:43
Sr Figueiredo, essa coisa do pagar bilhete é relativa. Quando paga bilhete para ver determinado espectáculo, tem uma expectativa de que esse espectaculo, seja isso mesmo. Ora na época passada houve alguns (para não dizer muitos) jogos cuja expectativa para os adeptos foi defraudada. Felizmente o Benfica habituou-nos muito mal, ou seja, habituou-nos a grandes espectáculos e sempre a ganhar. Quando a equipa nos presenteia com um mau espectáculo, como aconteceu na época passada, devido á falta de garra, á falta de profissionalismo em alguns casos, á falta de espirito de sacrifício, á falta de fio de jogo, etc....o que sugeriria o Sr Figueiredo? que os adeptos exigissem a devolução do valor pago para assistirem a um espectáculo que não viram?
Até gostei de ver o Joaquim no jogo com o Milan. Se não o tivessem "espicaçado" anteriormente não sei se teria defendido os penaltis


De Jota a 22 de Setembro de 2009 às 18:47
Democratas de pacotilha...


De aguia-da-amora a 22 de Setembro de 2009 às 21:12
Jota,
andas com falta de militancia
ou estás sem milhões?


De AXN a 22 de Setembro de 2009 às 17:35
É isso tudo!
Há que os confrontar com as parvoíces que estão a proferir.
E envergonhá-los e fazê-los sentirem-se mal!
Eu costumo fazer uma de 2 perguntas, sempre com boa disposição, conforme esteja à "civil" ou "fardado".

- Ó 'amigo', você está mesmo mal disposto ou caiu-lhe mal o jantar?
- Ó amigo, essa camisola é realmente muito 'pesada', não é?

P.S. - Este ano ainda não apanhei nenhum emplastro!


De opersidentedajunta a 23 de Setembro de 2009 às 11:50
axn és um gajo muito mau!

axn o caça emplastros, ou para os amigos: o terror dos críticos.

Aqui ficam 3 conselhos aos críticos afim de evitarem algum precalço se derem de caras com o axn nas bancadas da Luz:

1º- Nunca vão á bola mal dispostos;
2º- Vistam sempre a camisola do Glorioso. Mas se por acaso se sentirem mal dispostos optem pelo ponto nº1, ou seja, não vão á bola.
3º- Nos dias de jogo façam refeições leves dando preferência a cozidos e grelhados. Não se empanturrem e sobretudo muito cuidado com a vinhaça (príncipalmente para os que têm mau vinho).

Quem vos avisa vosso amigo é, pois o axn não perdoa. Este ano ainda não apanhou nenhum emplastro, pelo que, ......anda-vos com uma sede....

Ps- ó axn, só uma coisa que ainda não percebi bem: como é que um gajo, trajado a rigor, com a camisola do Glorioso pode andar mal disposto?


De Honestos a 22 de Setembro de 2009 às 17:13
Desta vez o 3 pontos foram dados pelo Jorge Sousa. Da próxima vez quem será o "honesto"?


De Hugo a 22 de Setembro de 2009 às 20:46
Honesto verde, ou Honesto azul (o cheiro é o mesmo),

Diga-se que esta semana quem mais tem que falar de árbitros é o Benfica....

Foi prejudicado em Alvalade e em Braga.

Tenho dito...

Saudações benfiquistas


De Nelson Pinto a 22 de Setembro de 2009 às 17:12
Concordo plenamente!!! Há muitas pessoas que se esquecem que estão ali para apreciarem um espectáculo mas principalmente para apoiar a sua equipa. Se quiserem estejam calados, não cantem, não gritem...
Mas por favor criticarem não, ainda por cima quando nem têm razões para isso.


Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds