Quinta-feira, 26 de Junho de 2008

Bruno Carvalho em 26/06/08 | comentar

 

 
Não posso começar o meu texto de hoje de outra forma que não seja agradecer a todos os comentários que têm colocado nos meus posts anteriores.
 
Concordem ou não, a reflexão gerada só pode trazer algo de positivo para o Benfica ainda que alguns não compreendam de imediato que apenas num grande e saudável clube poderá haver espaço para a pluralidade de ideias.
 
Alguns questionam o meu benfiquismo e o porquê do nome “Novo Benfica”. A todos apenas deixo esta interrogação: se as coisas estão tão bem, porque é que não ganhamos? Não será o destino e propósito do Benfica ganhar? Devemos conformar-nos com 4ºs lugares em campeonatos e ficarmos calados?
 
Pois eu acho que não. E vou continuar, repito, de uma forma construtiva a dar a minha opinião de forma a tentar dar uma nova força ao Benfica. Eu sei que não agrado a todos e muitos não me compreendem. Mas o tempo encarregar-se-á de mostrar quem tem razão.
 
Se eu quisesse ser popular era fácil. Bastava neste espaço dizer mal de Pinto da Costa, do FC Porto, de Gilberto Madaíl, da UEFA, dos árbitros, do Conselho de Justiça, do Secretário de Estado do Desporto, do Rui Santos, do traidor Cristian Rodriguez, dos empresários de futebol, dos jornalistas, dos inimigos internos reais ou imaginários do Benfica e … teria 100% de apoio. Mas devemo-nos interrogar: estaria a ajudar dessa forma o Benfica? Já agora, não serão inimigos (ou desculpas) a mais? Ainda não estão fartos dessa ladainha?
 
Eu estou. E por isso, contra ventos e marés vou continuar a dar a minha opinião livre, construtiva e bem intencionada sobre o clube do meu coração. E como já disse em posts anteriores é uma opinião com rosto e assinada. Não me escondo no anonimato cobarde para dizer o que penso.
 
Depois desta (longa) introdução, vamos ao que interessa.
 
No outro dia dei comigo a pensar: “porque será que nós, no Estádio da Luz, aplaudimos tanto o Pedro Mantorras quando ele entra e no Dragão os portistas assobiam o Quaresma?”. Como é isto possível?
 
Tenho para mim que a resposta é simples: no Estádio da Luz desaprendeu-se de ver futebol.
 
Quando se joga bom futebol é-se campeão com regularidade, vai-se à Liga dos Campeões todos os anos por mérito próprio e os adeptos assistem no seu estádio a bons jogos e sabem bem distinguir os bons dos maus jogadores e os bons dos maus treinadores.
 
Devo esclarecer que nada me move contra Pedro Mantorras, jogador que antes da sua lesão prometia poder dar muito ao clube. No entanto, após a lesão é doloroso ver um jogador a coxear em pleno relvado e deixa-me perplexo ver a alegria dos adeptos cada vez que ele começa o aquecimento.
 
Na minha opinião o Benfica poderia arranjar algum trabalho dentro do clube em que Pedro Mantorras pudesse ser útil como, por exemplo, ajudar a descobrir novos talentos para o Benfica em África. Uma coisa é certa, há já muito que ele não deveria ser jogador do Benfica.
 
O que pensariam os adeptos do Real Madrid, Barcelona, Manchester United ou outros se de repente o treinador resolvesse meter um jogador como o Mantorras? Imaginam um estádio inteiro, em delírio, a bater palmas?
 
O problema é que os mesmos que batem palmas a Mantorras são os mesmo que veneravam Roger (esse rapaz problemático que fazia umas fintinhas e não conseguia fazer uma jogada decente) e outros jogadores medíocres que têm passado pelo Benfica sem que ninguém perceba como foi possível alguém contratá-los.
 
De facto, correndo o risco de me contradizer, é muito triste constatar que, mesmo assim, o Pedro Mantorras ainda é muito mais jogador do que alguns que por milagre vêm parar ao Benfica como, por exemplo, o Bergessio ou o Andrés Diaz.
 
Nós, na nossa vida, só podemos ser exigentes quando estamos habituados ao bom. O problema do Benfica é que para além de Simão e Rui Costa, poucos têm sido os jogadores com real categoria que por cá têm passado.
 
O perigo é maior do que parece: perdeu-se no Benfica a cultura ganhadora, exigente, de vitórias. Abriu-se uma nova era de desculpabilização, de lamentos e de cortinas de fumo.
 
Bruno Carvalho
 
 
PS 1: Todos os benfiquistas devem respeitar o Pedro Mantorras. A culpa não é dele.
 
PS 2: Podem bater-me à vontade que já estou habituado.
 

sinto-me:
música: Today - Smashing Pumpkins


140 comentários:
De Fred Sard 24477 a 2 de Julho de 2008 às 18:30
Queriamos nós benfiquistas que metade daquela equipa tivesse a vontade e o querer que o Pedro Mantorras têm. Se acho que é jogador para o Benfica? Se comparar com o que lá está acho que sim.
Eu vou aos jogos na catedral e sei que quando ele entra em campo é dos poucos que corre, desmarqua e que mesmo coxo ele mexe muito mais com a equipa do que muitos que para lá andam.
Se querem mandar o mantorras embora tenho a impressão que vão ter que lhe pagar porque depois do que lhe fizeram ao joelho não sei não...


De D S Oliveira a 1 de Julho de 2008 às 15:38
Obrigado pelo seu comentário, tecido com grande urbanidade.

Entendo que as questões do slb devem ser discutidas também nos blogs benfiquistas feitos e geridos com inteligência. Foi por essa razão que optei por escrever no seu blog.

A fragilidade do slb é, para mim e para muitos autores do seu blog, manifestamente evidente.

Veja os posts mais recentes sobre a construção da equipa, a política de contratações, as cruzadas de Rui Costa a todos os cantos do mundo para contratar jogadores.

Veja as notícias desta tarde sobre a decisão do TIC do Porto de não levar Pinto da Costa a julgamento, confirmando decisão anterior que foi contrariada por maria josé morgado com o resultado que agora se vê.

Veja os comentários no seu blog sobre essa decisão judicial.

Sou dos que pensam, juntamente com muitos benfiquistas, a maior parte dos quais escreve no seu blog, que a direcção do slb deveria ter aguardado as decisões finais e irrecorríveis dos órgãos jurisdicionais competentes (Liga e FPF no que diz respeito a matéria disciplinar e Tribunais no que diz respeito a matéria criminal) e só depois se pronunciar.

Mas a direcção do slb preferiu dar-se a jogos de secretaria (já agora, parabéns pelo título no futebol de secretaria, perdão, de sala).

Era evidente para qualquer pessoa com um mínimo de lucidez que nenhuma decisão transitou em julgado e passou a ser evidente que, em matéria criminal .- cujo processo formou e informou o procedimento disciplinar - o processo Estrela (a quem o slb chamou o caso da fruta) nem sequer vai existir.

O que pergunto é por que razão se meteu o slb em todos estes processos.

Recorrer para a UEFA da decisão de admitir o FCP na Champions 2008-09? Porquê? Com que custo? Com que resultado? Sabe quem vai apresentar a maior factura no caso de o recurso ser arquivado? Não, não vai ser o FCPorto. Vão ser os benfiquistas! Pode crer!

Pedir á FPF uma indemnização de 30 milhões por não ter sido apurado? Porquê? Não foi apurado? É preciso ser atrevido!

E agora, que tudo parece ter ruído por causa da decisão de não levar Pinto da Costa a julgamento, vai o slb recorrer? Ou vai já retirar o seu recurso para a UEFA? Ou vai pedir à Liga que reponha já 3 dos 6 pontos que o FCPorto foi condenado a perder?

Desculpe se não fui tão urbano como o meu amigo.


De norte vermelho a 1 de Julho de 2008 às 00:34
concordo plenamente com este post .

quando no benfica se deixarem de amadorismos , de grandezas balofas , de contrataçoes de makukulas , de declaraçoes ridiculas , e quando finalmente houver uma clube com confiança e raça e exigencia poderemos lutar por algo se as coisas continuarem entao podemos sonhar e sonhar e dizer que temos muitos socios os melhores adeptos do mundo e mais um monte de tretas e o clube vai perdendo identidade e caractristicas unicas num clube portugues alem de qualquer dia o benfica nao ser mais o clube que eu conheci em nenhuma vertente nem na superioridade dos titulos

á e quanto ao mantorras eu tambem gosto muito dele mas tambem já vi que nao deveria estar no benfica mas se for para andarem lá makukulas entao prefiro o mantorras


De Daniel Soares de Oliveira a 30 de Junho de 2008 às 17:37
Boa tarde,

Obrigado pelo seu comentário, tecido com grande urbanidade.

Entendo que as questões do slb devem ser discutidas também nos blogs benfiquistas feitos e geridos com inteligência. Foi por essa razão que optei por escrever no seu blog.

A fragilidade do slb é, para mim e para muitos autores do seu blog, manifestamente evidente.

Veja os posts mais recentes sobre a construção da equipa, a política de contratações, as cruzadas de Rui Costa a todos os cantos do mundo para contratar jogadores.

Veja as notícias desta tarde sobre a decisão do TIC do Porto de não levar Pinto da Costa a julgamento, confirmando decisão anterior que foi contrariada por maria josé morgado com o resultado que agora se vê.

Veja os comentários no seu blog sobre essa decisão judicial.

Sou dos que pensam, juntamente com muitos benfiquistas, a maior parte dos quais escreve no seu blog, que a direcção do slb deveria ter aguardado as decisões finais e irrecorríveis dos órgãos jurisdicionais competentes (Liga e FPF no que diz respeito a matéria disciplinar e Tribunais no que diz respeito a matéria criminal) e só depois se pronunciar.

Mas a direcção do slb preferiu-se dar-se a jogos de secretaria (já agora, parabéns pelo título no fuitebol de secretaria, perdão, de sala).

Era evidente para qualquer pessoa com um mínimo de lucidez que nenhuma decisão transitou em julgado e passou a ser evidente que, em matéria criminal .- cujo processo formou e informou o procedimento disciplinar - o processo Estrela (a quem o slb chamou o caso da fruta) nem sequer vai existir.

O que pergunto é por que razão se meteu o slb em todos estes processos.

Recorrer para a UEFA da decisão de admitir o FCP na Champions 2008-09? Porquê? Com que custo? Com que resultado? Sabe quem vai apresentar a maior factura no caso de o recurso ser arquivado? Não, não vai ser o FCPorto. Vão ser os benfiquistas! Pode crer!

Pedir á FPF uma indemnização de 30 milhões por não ter sido apurado? Porquê? Não foi apurado? É preciso ser atrevido!

E agora, que tudo parece ter ruído por causa da decisão de não levar Pinto da Costa a julgamento, vai o slb recorrer? Ou vai já retirar o seu recurso para a UEFA? Ou vai pedir à Liga que reponha já 3 dos 6 pontos que o FCPorto foi condenado a perder?

Desculpe se não fui tão urbano como o meu amigo.

Dê a este meu comentário o destino que entender, incluindo publicá-lo.

Cumprimentos,


De GOSMA a 29 de Junho de 2008 às 00:47
Caro Bruno concordo com a sua forma de ver o Benfica e com o que redigiu no seu post com excepção de um ponto: acho que o Benfica não deveria arranjar nenhum tipo de trabalho ao Mantorras. Temos que ser realistas. Quem é Mantorras? o que é que Mantorras deu ao Benfica?Acho que nos ultimos anos os Benfiquistas têm tido tendência pra criar mitos. Isto deve-se á falta de uma equipa á altura do clube e sobretudo á falta de um timoneiro, de alguém que indique o caminho dos vencedores. Então o desespero leva á necessidade de se criar algo em que se acredite e o Mantorras é mais um mito fruto da imaginação de muitos benfiquistas. O Benfica sempre teve equipas homogeneas onde existiam 11 "mitos" em campo como por exemplo esta:BENTO, PIETRA,HUMBERTO COELHO,BASTOS LOPES, VELOSO,ALVES, FILIPOVIC, CARLOS MANUEL, STROMBERG,CHALANA,DIAMANTINO E NÉNÉ. Ou esta:COSTA PEREIRA, MARIO JOAO, ANGELO, CAVÉM,GERMANO E CRUZ, ZÉ AUGUSTO, EUSEBIO,ZÉ AGUAS,COLUNA E SIMÕES, ou esta: SILVINO, VELOSO,DITO, MOZER,ALVARO,SHEU,ELZO,CHIQUINHO,PACHECO, MAGNUSSON E RUI AGUAS.
O Benfica sempre teve equipas homogéneas compostas por jogadores de nível ACIMA DA MÉDIA. Hoje em dia o Benfica tem uma equipa muito homogénia mas composta por jogadores SEM NÍVEL. Hoje em dia qualquer um, veste a camisola do Benfica. Basta um jogador dar um pouquinho mais de si e já um gajo diz que ele é benfiquista desde pequenino e que é uma vedeta da bola e que se sair do Benfica o Benfica acaba e o mundo acaba também. A malta bate palmas porque o Mantorras é o melhor que anda por lá a tentar fazer as coisas que gostamos e que sentimos falta, que é mais propriamente receber a bola e virar-se prá baliza...ir pra cima do adversário...Mas não é essa que deveria ser uma parte de formação dos jogadores?? não é isso também a mística?? não são os 15 minutos á Benfica?? não é agarra com que se joga??? a entrega??? O QUE É QUE ANDAM LÁ A FAZER O CHALANA? O SHÉU? O EUSÉBIO? O ALVES? O NÉNÉ??? NÃO SERÁ OBRIGAÇÃO DESTES SENHORES INCUTIREM NOS MAIS NOVOS O ESPIRITO BENFIQUISTA???? COMO É QUE EU PODEREI PERDOAR A ESTES GAJOS QUE O CEBOLA TENHA IDO PRÓ PORTO??? Agora emprego pró mantorras não....o Benfica está cheio de olheiros e não são necessários mais mamões. Caridade deste género não aceito. Um gesto de caridade que seria de louvar, seria por exemplo, assumirem a totalidade dos encargos da situação do JOSÈ TORRES. Foi necessário a familia vir pra comunicação social pedir esmola.....Agora, dar dinheiro a chulos, não. O Mantorras que vá trabalhar. Pois queiram ou nao queiram, só está no Benfica por ser afilhado de quem é. É por estas e por outras que enquanto o Vieira la estiver não pago mais cotas, pois nao tenho que andar a sustentar o Mantorras.


De Bruno Carvalho a 29 de Junho de 2008 às 10:52
Meu caro,
Percebo bem o que quer dizer. No entanto, fala-se num eventual erro clínico no caso do Pedro Mantorras, o que acarreta outro tipo de obrigações ao clube. POr outro lado, o Benfica também tem que saber ser solidário. Agora, é evidente que o local próprio para exercer essa solidariedade não é a equipa principal de futebol.
Obrigado pela sua opinião e um abraço.


De Pedro Costa a 28 de Junho de 2008 às 16:54
Amigo Bruno,

não tenho por habito fazer comentarios em blogs mas ti abro uma excepção. Apenas para te dar os parabens. Os teus post são excelentes. Revejome em todos eles! Ha que mudar o estado de coisas e acabar com os conformismos, com os lamentos. Comportamento tipico portugues infelizmente, talvez ainda na resaca do imperio perdido! Há que olhar para a frente e lutar de verdade, espirito conquistador outra vez.

Ha que pedir uma Benfica Campeão Europeu!


De Bruno Carvalho a 29 de Junho de 2008 às 10:56
Caro Pedro Costa,
Obrigado pelo seu comentário. Espero que o meu amigo contribua mais vezes com as suas opiniões mesmo quando seja para discordar de mim. A minha intenção é apenas ajudar o Benfica. Não acho que eu seja o dono de toda a verdade, mas apenas através do debate de ideias é que poderemos todos juntos ajudar o nosso clube.
Um abraço


De pedrito1974 a 28 de Junho de 2008 às 11:32
Parabéns pelo blog! Que o Novo Benfica acompanhe o nosso clube ao título nacional em 2008/09! Saudações benfiquistas!


De Bruno Carvalho a 29 de Junho de 2008 às 10:57
Pode acreditar que esse é o maior desejo de todo o painel deste blog. Pode ser que todos possamos ajudar um bocadinho.


De geracaobenfica a 27 de Junho de 2008 às 23:32

caro Bruno

A queda do Sistema em marcha:
Oliveira entalado e a SAD do FCP já tem rota aberta para a prisão

mais em: http://geracaobenfica.blogspot.com/


De M. Lopes a 27 de Junho de 2008 às 17:55
Caro Bruno, embora pense que o seu texto é de alguma forma uma caricatura, visto, em minha opinião, conter algum exagero, quero, basicamente, pedir que estabeleçam algum tipo de moderação no blog. Alguns comentários não acrescentam nada de positivo e nem têm esse objectivo. Bem sei que vivemos em democracia e a opinião deve ser livre, mas se têm alguma dúvida sobre o efeito da opinião livre em debates desportivos, vejam o que aconteceu ao programa "Bancada central" que constava da grelha da rádio TSF (penso eu). Pensem nisso, porque daí pode resultar o sucesso deste blog. Já agora, acredito que o blog não deve ser restrito aos benfiquistas, desde que as pessoas sejam civilizadas. Saudações benfiquistas


De Bruno Carvalho a 29 de Junho de 2008 às 10:59
De acordo.


De SEMPRE A COBIÇAR...:-)) a 27 de Junho de 2008 às 12:26
Estes tipos não podem ver nada...a nós arranjam-nos castigos rasca feitos de encomenda pelo CD da Liga, mas eles não, só para não ficarem atrás é logo na FIFA :-))))

Mas pronto, lá terá o João Leal de aldrabar uma data depois de ameaçado pelos compangas do traficante jagunço lampião, para fazer de conta que "no pasa nada"...

Olha até a Tia Manela Ferreira Leite está aí de volta para receber acções sem valor e o fofinho Cunha Leal até é capaz de arranjar uma certificado das finanças fazendo prova de uma coisa que está por pagar:-))

Como parte interessada, acho que o FC PORTO deveria interpor recurso para a lampionagem descer de divisão :-)))))



Comentar post

bloggers
António de Souza-Cardoso (perfil)
Bruno Carvalho (perfil)
Eduardo Sá (perfil)
José Esteves de Aguiar (perfil)
Miguel Álvares Ribeiro (perfil)
Paulo Ferreira (perfil)
Pedro Fonseca (perfil)
Raul Lopes (perfil)
visitantes em linha
posts recentes

Temos Benfica!

Venha o Porto!

As grandes noites europei...

Estamos outra vez de Volt...

Não podemos ficar a "boia...

mais comentados
429 comentários
295 comentários
280 comentários
253 comentários
últ. comentários
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
Quem é o melhor guarda-redes do Benfica depois de ...
MiguelAgradeço a participação, sempre oportuna e c...
Meu Amigo Está engana. fomos nós, sem apoio ou ace...
arquivos

Setembro 2011

Julho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

tags

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds